domingo, 27 de fevereiro de 2011

ORDENAÇÃO DIACONAL DO PRIMEIRO DIÁCONO DA PARÓQUIA SANTA CÂNDIDA O DIÁCONO LEONIDE

A sede do município de Colombo fica à 18 km de Curitiba, e tem origem de uma colónia italiana, que começou a ser implantada em 1878, quando diversas famílias de imigrantes italianos desembarcaram no porto de Paranaguá, penetrando no atual território da Região Sul do Brasil, como tantos grupos de imigrantes europeus. 

Em 8 de Janeiro de 1890, pelo Decreto nº 11, a colônia foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome Colombo, em homenagem ao descobridor da América Cristóvão Colombo.

A Cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, faz a sua divisa territorial com o bairro Santa Cândida. 

A Paróquia Santa Cândida é composta da Igreja Matriz e mais 10 Capelas, sendo que 3 Capelas estão situados em Curitiba e as 7 outras Capelas nas imediações do Bairro na região da Cidade de Colombo. onde aconteceu neste dia 26 de Fevereiro às 16 horas na Capela Nossa Senhora Aparecida, a Ordenação Diaconal de Leonide Dias da Silva. 

Com o diaconato de Leonide Dias da Silva, a Arquidiocese de Curitiba passa a ter 62 diáconos a serviço de Deus, na Igreja. 

Se fizeram presentes na Ordenação de Leonide, muitos diáconos e Padres, como o Pe.Wilson CM, Pe.Odair CM, Pe.Edilson CM, Pe.João Chemim, o Pároco: Simão Valenga CM, diversas lideranças Pastorais da Paróquia Santa Cândida e Movimentos, assim como vários seminaristas, e os fiéis, povo de Deus, onde o diácono Leonide, vai se colocar a serviço.

Presidiu, a Ordenação Diaconal - Dom Rafael Biernaski, que durante o seu ministério de Bispo é a terceira ordenação diaconal de Dom Rafael Biernaski, e durante a homilia, o Bispo falou com profundidade a comunidade Paroquial, e em especial ao diácono Leonide, quais são as funções que a Igreja confia ao diácono.

Bastante tranquilo dos temas; Dom Rafael Biernaski, lembrou a época que trabalhou em Roma junto ao saudoso e grande Cardeal do Brasil, Dom Lucas Moreira Neves, que momentos antes de ir para junto de Deus o Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, lembrou o batismo como o grande Sacramento.

Com estas palavras, Dom Rafael foi mergulhando na profundidade do batismo um dos serviços que a Igreja de Deus confia ao diácono. 

Outro momento forte da homilia de Dom Rafael foi com relação ao Sacramento do Matrimônio, o Altar e a Palavra de Deus, pois para que tenha eficácia o ministério do diácono, diante da comunidade é preciso que o diácono, viva o matrimonio, de forma exemplar. 

A partir daí, o serviço ao Altar e a Palavra de Deus, vai ter eco na comunidade. Outro ponto forte na homilia, foi quando o Bispo disse; que o diácono para servir o Altar primeiro ele precisa ser o homem da Caridade! 

Passado os Ritos da Ordenação Diaconal, no momento da fala do primeiro Diácono da Paróquia Santa Cândida; Leonide agradeceu a todos os amigos que o ajudaram em sua caminhada, em momentos difíceis, onde ele encontrou um ombro amigo que o ajudou e deu forças,  na caminhada, a exemplo dos Padres presentes e os amigos de turma da escola diaconal. 

Leonide, acrescentou, que gostaria muito que os seus País estivesse ali, para ver a sua Ordenação Diaconal, mais não é possível, pois hoje, meus Pais estão lá no Céu. 

Mais com certeza eles estão felizes vendo lá do Céu, a minha ordenação diaconal, e neste momento o diácono se emocionou, agradeceu a sua esposa e seu filho e procurando valorizar a família entregou um buquê de flores a sua esposa e a abraçou! 

Em seguida o Pároco: Simão Valenga, fez as considerações finais da ordenação diaconal.

Dom Rafael Biernaski, pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, sobre a vida e a família do diácono Leonide, e na vida de toda a comunidade Paroquial, presente, e em seguida invocou a bênção de Deus sobre todo os presentes assim como toda a Paróquia Santa Cândida, e assim se concluiu a Ordenação Diaconal! 

Matéria: Tarcisio Cirino
27-02-2011
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba Dom Rafael Biernaski,  Presidiu a Ordenação Diaconal na Capela N.S.Aparecida do Diácono Leonide Dias da Silva.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário