terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CEBs NÃO É MOVIMENTO, 34° ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS, CNBB SUL 2.

WEB REDE CAPELINHAS COMUNICAÇÃO


34° ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS, COMUNIDADE DE COMUNIDADES UMA NOVA PARÓQUIA.


A arquidiocese de Maringá (PR) acolheu, nos dias 27 à 29 de setembro, a 34ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro reuniu 130 participantes de todas as dioceses do Paraná, além dos bispos, arcebispos, padres responsáveis pela coordenação da Ação Evangelizadora e coordenadores estaduais das Pastorais, Movimentos e Organismos.
O tema central da Assembleia “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”, conteúdo do Estudo 104 da CNBB, foi assessorado pelos padres Leomar Brustolin, membro da equipe redatora do texto e do padre Francisco Wloch, secretário Adjunto de Pastoral da CNBB nacional. O tema também foi objeto de discussão e reflexão em plenário e nos trabalhos em grupos durante os quais os participantes levantaram questões e apontaram pistas para a renovação paroquial. Para o arcebispo de Londrina, dom Anuar Battisti, este tema traz uma grande convocação: ”Que na Igreja sejamos tratados como pessoas num processo de evangelização, e não simplesmente como massa anônima”.

A Assembleia também contou com um momento de partilha, quando foram apresentados testemunhos de experiências vividas em algumas paróquias. Uma Igreja em permanente estado de missão, que vai ao encontro das pessoas seja na ação missionária em terras longínquas, nos condomínios fechados nas grandes cidades ou na missão feita pelos jovens. Estes foram alguns exemplos mostrados. “Foram testemunhos inspiradores. Quem sabe poderemos levá-los, adaptá-los em nossas realidades”, o bispo auxiliar de Curitiba e secretário do regional,  dom Rafael Biernaski.

No encontro, também foi organizado o calendário regional para o ano de 2014. Em vista da Semana Nacional da Vida, realizada entre os dias 1º e 7 de outubro, os bispos do regional publicaram a carta “Vida sim, aborto não”, por meio da qual dirigem-se aos fiéis e pessoas de boa vontade conclamando-os a participarem deste evento. “Trata-se de um clamor pela dignidade da vida humana, dom de Deus e direito inalienável do nascituro”, diz o texto.

De acordo com o presidente do regional, dom João Bosco, cada Assembleia tem uma característica própria, algumas resoluções e tomadas de decisões, outras de estudos e conscientização como a 34ª. "Nós trabalhamos sobre um tema que é muito amplo, importante e que toca a todos nós: a vida e a renovação paroquial", disse. Ainda segundo dom João, o regional deu importantes passos no trabalho em conjunto de todas as dioceses do Paraná. "Estamos trabalhando dentro de um tema geral que é de todo o Brasil, mas a Igreja do Paraná não só tem a sua caminhada própria, a sua face, mas também tem muito a contribuir com a Igreja do Brasil. Esperamos que os frutos dessa Assembleia, que são os testemunhos práticos de uma renovação paroquial, possam também ser levados para a Igreja de todo o Brasil como um exemplo de renovação que todos nós queremos", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário