quarta-feira, 5 de julho de 2017

FALTA COERÊNCIA NA COMUNICAÇÃO!!


 FALTA COERÊNCIA NA COMUNICAÇÃO!!
Somos coerentes quando agimos de acordo com princípios e valores. Quando falamos uma coisa, mas fazemos o contrário, mostra uma contradição entre atitudes e palavras que geram uma sensação de pouca coerência ética diante das pessoas ou interlocutores. O que acontece quando uma pessoa é incoerente é que ela decepciona o outro por criar falsas expectativas. Existem certas atitudes que mostram que uma pessoa pode ser pouco coerente, por exemplo, dizer algo que não sente em realidade pelo simples fato de mostrar-se bem diante do "Grupo" ou interlocutores.
As pessoas coerentes são firmes em seus princípios e valores. Princípios que atuam como normas do bom caminho porque a ética pessoal ajuda a diferenciar entre o bem e o mal. Uma pessoa coerente transmite sinceridade, o que ajuda a estabelecer relações pessoais sólidas porque a amizade verdadeira exige compromisso e seriedade na palavra.
As pessoas coerentes apresentam paz interior porque são honestas consigo mesmas, ou seja, são fiéis a seus pensamentos. Estas pessoas precisam lidar com contradições internas, ideias irracionais e são tão humanas como qualquer mortal. Entretanto, desenvolve um sentido interior de honestidade profunda, um sentimento que brilha com força.
Existe outra atitude incoerente na comunicação interpessoal: a mentira. Esta é uma atitude que demonstra a falta de respeito com o próximo e consigo mesmo.
Nenhuma pessoa pode transmitir coerência ao outro se não tem coerência consigo mesma. Isto é, na medida em que você se conhece melhor, sabe quem é e o que quer, transmite mais autenticidade ao outro porque se sente livre em mostrar-se como realmente é. Este é o maior tipo de coerência que há e que surge da verdade interior.
A coerência entre pensamento, sentimento e ação mostra um grau de maturidade profundo em uma pessoa. A maturidade é fruto do autoconhecimento, do valor da experiência e do crescimento interior que surge com o passar dos anos.Dito isto e diante do contexto em que estamos inseridos a falta de coerência, coloca nos em uma crise moral: "instituições, Movimentos, Pastorais, etc"; basta observarmos o que alguns daqueles que foram nossos professores no passado publica nas redes sociais; sendo incoerentes com o que eles ensina na sala de aula a seus alunos, ou em encontros de formações etc.
Do ponto de vista da comunicação, a coerência também é necessária em um discurso ou em uma explicação de forma que exista uma lógica no discurso e no que se ensina!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário