segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MISSÕES: PRIORIDADES PAROQUIAIS E LINHA DE AÇÃO

Neste último 12 de novembro ás 18:00 horas, a equipe pensante da Paróquia Santa Candida, se reuniu para reflexão das missões do mês de outubro 2010, com os Padres que trabalha na Paróquia Santa Cândida, com o objetivo de traçar uma linha de ação para as prioridades paroquiais com os desafios da Missão Continental a partir 2011.

Participarão desta reunião o Pároco Pe.Simão Valenga, Pe.Maikol, Pe.Luis, Pe.Elizeu , Diácono Leonardo, Irmã Maria, Leonide, o Coordenador missionário:Tarcísio Cirino e sua esposa Silvana, o Sr.Aluizio Cavazzani e sua esposa a Coordenadora de Liturgia: Lucimar Cavazzani, o casal de Coordenadores Lauro e Laura que trabalham na preparação de Noivos para o casamento, e a participação do Sr.Flores da comunidade Guaraci.

 Pe.Simão Valenga, fez abertura da reunião, fazendo um breve balanço dos trabalhos realizados até 2010, analisando alguns avanços e procurando despertar nas lideranças maior envolvimento nas Prioridades Paroquiais  em 2011, para que de fato aconteça a Nova Evangelização, e comentou sobre o Caminhando 24, passando a palavra ao Coordenador Tarcísio Cirino, que complementou falando sobre a data de lançamento, que  será  no dia 28 de novembro domingo na Missa das 8:00 da manhã.

 A respeito dos desafios das Missões;Tarcísio comentou que desde o ano 2000, estamos trabalhando em estado permanente de missão, onde as diversas lideranças  em toda Paróquia, vem realizando um bom trabalho missionário, mas para que esse trabalho seja mais produtivo seria urgente e para já que todos nós como batizados, abraçassem juntos essa missão, e nas reuniões de CCPs, acontecesse uma maior interação com responsabilidades, por parte das pastorais para que principalmente no mês outubro aconteça uma maior ação missionária, dentro do espirito e contexto da Missão Continental.

Após o comentário do Tarcísio, aconteceu uma discussão bastante produtiva e proveitosa em torno do "Tema Missões".

A Coordenadora de Liturgia, Lucimar tomou a palavra e disse: que diante  do que foi exposto, seria importante a partir de 2011 fazer várias formações com todas as Pastorais e Movimentos juntos, para que todos se conscientizem dos desafios das Missões.

Todas as Lideranças apoiaram como prioridade o trabalho missionário, e ficou acordado, que na próxima assembléia seja aprofundado o tema: para que a partir do próximo 2011, aconteça  formações a nível Paroquial com todas Pastorais, Movimentos dos CCPs.

O Coordenador Lauro, apoiou e parabenizou as iniciativas e procurou passar as Lideranças, que quanto mais descentralizar a Matriz e passar as responsabilidades  para as capelas, nas pequenas comunidades que estão começando a se organizar através das áreas de missão é muito melhor.

O Sr.Flores do Guaraci, disse: encontros de alto nível como este, deveria acontecer com mais frequência e que a descentralização é importante com a participação e presença da Matriz, nas Capelas.

Pe Maikol falou sobre o trabalho da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santa Cândida e parabenizou os Blogs nas diversas capelas da Paróquia, integrados ao Site da Matriz.

 Em seguida Coordenador Aluízio, disse: que diante de tudo o que foi comentado, deveríamos dentro das formações dos próximos anos, procurar passar as Pastorais uma responsabilidade específica, para que cada Pastoral ou Movimento, saiba qual é a sua função especifica dentro das  missões.

 Irmã Maria, falou sobre a Catequese e a necessidade de recursos financeiros na Catequese, em seguida a Sra. Laura falou sobre a Ação Social, onde deveria ter um cadastro mais integralizado com as Capelas, para que se tenha conhecimento do trabalho, no que refere Ação Social.

Diante do que foi exposto Pe.Simão Valenga, tomou a palavra, agradeceu a todas as Lideranças pensantes, presentes, e informou que na próxima assembleia paroquial deste ano, será colocado  os assuntos desta reunião na pauta da assembleia para analise e aprovação de todas coordenações paroquiais, e deu como encerado a reunião com oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário