sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Papa a Comisión Teológica Internacional: "El monoteísmo no es fuente de ...



    Home > Audiências e Angelus > 02/12/2011 12.11.12
A+ A- imprimir e-mail esta notícia Share on Facebook Tweet this Follow us on Twitter



Papa afirma que a Teologia promove uma "sinfonia das ciências"


Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI recebeu nesta sexta-feira cerca de 30 participantes da Comissão Teológica Internacional, que concluiu sua Sessão Plenária anual.

Em seu discurso, o Pontífice notou que este ano a sessão se reuniu na primeira semana do Advento – o que faz recordar que todo teólogo é chamado a ser "homem do advento", testemunha da vigilante espera que ilumina as vias da inteligência da Palavra que se fez carne.

A seguir, citou os temas da Plenária: a questão de Deus, e em especial a compreensão do monoteísmo; o significado da Doutrina social da Igreja; e a questão do status da Teologia hoje.

“O nosso encontro confirma de modo significativo o quanto a Igreja precisa da competente e fiel reflexão dos teólogos sobre o mistério de Deus de Jesus Cristo e da sua Igreja. Sem uma sã e vigorosa reflexão teológica a Igreja arriscaria não exprimir plenamente a harmonia entre a fé e a razão. Ao mesmo tempo, sem a fiel convivência da comunhão com a Igreja e a adesão a seu Magistério, espaço vital da própria existência, a teologia não conseguiria dar uma adequada razão ao dom da fé”, reiterou o Papa.

Bento XVI afirmou ainda que os conflitos étnicos e religiosos no mundo tornam mais difícil acolher a singularidade do pensar cristão de Deus. Mas a Teologia, em diálogo com a Filosofia, pode ajudar os fiéis a testemunharem que o monoteísmo trinitário é a verdadeira fonte da paz pessoal e universal.

A Teologia católica sempre foi atenta ao elo entre fé e razão. Este papel hoje é mais necessário do que nunca para tornar possível uma "sinfonia das ciências" e evitar consequências violentas de uma religiosidade que se opõe à razão e de uma razão que se opõe à religião.

Por fim, o Papa fez um encorajamento a todos os teólogos e teólogas espalhados em vários contextos eclesiais, agradecendo pelo precioso trabalho que desempenham para a Igreja e em nome da Igreja. "Invoco sobre vocês a intercessão de Maria, Mulher do Advento, modelo sublime do verdadeiro conhecimento do Filho de Deus." (BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário