sábado, 28 de outubro de 2017

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO VICENTINO COMEMORA 25 ANOS.

Neste último domingo 03 Setembro, os diversos ramos da familia Vicentina se reuniu na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Santa Cândida para comemorar o aniversário de 25 anos do Seminário Propedêutico Vicentino.

As comemorações teve inicio com a Santa Missa, ás 10h da manhã, presidida pelo Provincial da congregação da Missão, Pe.Odair, com os co-irmãos; Pe.André Marmilicz, Pe.Eugenio, Pe.Clóvis Marques, Pe.Euzébio e outros sacerdotes .


Logo após a Santa Missa, diversos outros sacerdotes co-irmãos, Bispo, Padre diocesano, lideranças dos ramos Vicentino e o Povo de Deus, participaram das festividades com um delicioso almoço e outras atrações que envolveu as Festividades dos 25 anos do Seminário Propedêutico. 


Obs: Nos últimos meses fizemos uma pesquisa, para conhecer a história do Seminário Propedêutico Vicentino, e neste  momento apresentamos a 1° parte em vídeo da história, através do testemunho de vida de uma liderança da época que-se doou para as vocações com os trabalhos e nos ajuda a compreender como foi que nasceu o Seminário, e como éra realizado os trabalhos com os seminaristas no momento da construção do Seminário, confira o vídeo e veja como foi, as demais partes históricas publicaremos em breve Aqui!!


No final de 1991, a equipe de formadores da Congregação da Missão, Província do Sul, decidiu que o Propedêutico, de breve existência no seminário menor São Vicente em Araucária, deveria ter uma sede própria. Foi decidido também que os seminaristas que estavam concluindo o segundo grau no seminário, deveriam fazer o Propedêutico. Era uma nova etapa na formação, naquela época, para o Brasil e a América Latina, aceitar seminaristas já com o segundo grau completo. Decisão tomada, agora o problema era encontrar o local onde ele deveria funcionar. Entre tantas possibilidades, a paróquia Santa Cândida se mostrou totalmente favorável para acolhê-lo em seu território paroquial.
A primeira reunião foi realizada nas dependências do Colégio Santa Cândida. Diversas lideranças da paróquia se fizeram presentes, e se mostraram muito animadas com a possibilidade da vinda do seminário, e junto com ele, mais um padre para atender a paróquia e auxiliar o então Pároco, Padre Eugênio Wisniewski e o vigário paroquial, Padre Félix Stefanovicz. O Pe. André Marmilicz, então diretor do seminário menor, foi designado para ser o primeiro formador do Propedêutico. Após a reunião, que contou com a presença do provincial da época, pe. Euzébio Spisla, o Pe. André e diversas lideranças da paróquia, começaram a procurar um local que pudesse acolher o seminário Propedêutico.  Padre André e Padre Eugênio percorreram diversos locais da paróquia em busca deste possível local, mas os terrenos que estavam à venda eram muito caros e em locais não apropriados. E dinheiro, que era bom para a compra, também não existia.
Certo dia, a dona Ana do Osasco telefonou para o Padre André, dizendo que o Valmir Pilatto, então presidente da capela do Roça Grande, estava oferecendo o antigo salão da comunidade para que fosse transformado em seminário. Padre André foi conhecer o local e não gostou da ideia num primeiro momento. Numa segunda visita, com a presença do Valmir, as coisas começaram a tomar um rumo diferente: o assunto foi levado para a reunião de formadores da Congregação e ficou definido que o local seria mesmo o antigo salão da comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Roça Grande.
Retornando das férias, em fevereiro de 1992, chegaram os seminaristas juntamente com o formador e diretor do novo seminário, padre André. Tudo por fazer. Onde colocar os propedeutas até que o seminário ficasse pronto? Foi decidido que os 12 candidatos seriam acolhidos pelas famílias da comunidade. E assim foi feito. Pe. Odair, o atual provincial, foi o último a descer da Kombi que transportava os seminaristas e os deixava na casa das famílias. Por coincidência, a última era do casal Valmir e Maria Pilatto, que viriam a ser, mais tarde, seus padrinhos de ordenação. Ali, nas casas das famílias Remildes e Aloise, Rosi Alberti e Hilário, Valmir e Maria, Gabriela e Ângelo, Terezinha e Pedrinho, Neuzi e Antônio, Francisco e Marica, Ana e Sebastião, os meninos dormiam e vinham para o salão da comunidade pela manhã, onde permaneciam durante todo o dia. O salão foi dividido em duas partes: a parte da frente era da comunidade e a dos fundos, o seminário. Ali eram feitas as orações, celebravam missas e eram ministradas aulas na parte da manhã. À tarde, todos ajudavam na construção do seminário. Foi um período sofrido, difícil, mas encantador.
A construção do seminário contou com o empenho e dedicação de todas as comunidades da paróquia. Na época, eram apenas sete: Georgina, Roça Grande, Osasco, Aliança, Ouro Verde, Guaraci e matriz. Foi decidido que durante o ano de 1992, as comunidades fariam todas as festas em prol da construção do Propedêutico. Além desta ajuda substancial, foi realizado um grande torneio de futebol de campo no Chamas, tendo como vencedor o time Estrela Azul, além do baile de páscoa e muitos outros eventos. A construção ia “de vento em popa”, tendo como construtor o seu Miguel do bar, alguns serventes e todos os seminaristas da primeira turma. No dia 26 de maio, com uma missa solene e a presença de muitos padres, finalmente os seminaristas se mudaram para o seminário, com muita coisa ainda a ser feita. A inauguração oficial se deu no dia 13 de setembro de 1992, com missa presidida pelo bispo Dom Ladislau Biernaski. Para sanar todas as despesas ainda pendentes, e para comprar todos os móveis para a casa, foi feita a rifa de um Fusca 1973, que foi um verdadeiro sucesso. Pagou tudo e ainda sobrou dinheiro em caixa.
A construção do seminário Propedêutico foi realmente, toda ela, fruto do empenho e da dedicação da comunidade paroquial Santa Cândida. Foi ela que, literalmente o construiu com muito amor e carinho. O seminário pertence ao povo de Deus, e por isso, desde o início, sempre foi tão próximo de todos os paroquianos, parte da vida da Paróquia. Um fato inusitado: durante a construção, o Padre André recebeu gratuitamente as portas e janelas, doadas pelas irmãs passionistas, que estavam refazendo a sua casa. Em troca, ele prometeu rezar uma missa de agradecimento. A promessa foi paga... quinze anos mais tarde!

Durante estes 25 anos, vários formadores estiveram à frente do seminário Propedêutico: padre André Marmilicz, o fundador; pe. José Moreira; Pe. Carlos Luiz Bacheladenski; Pe. Marcos Gumieiro; pe. Humberto Sinka; Pe. Eliseu Wisniewski, e, o atual formador, Pe. Eugênio Wisniewski. Muitos seminaristas passaram por aqui, e destes, 19 são sacerdotes. Menção especial se deve ao pe. Odair Gonsalves dos Santos, seminarista da primeira turma no ano de 1992. Além de ter sido o único a ser ordenado padre de uma turma de 12 seminaristas, é o atual provincial dos padres vicentinos.
Crédito: História do Seminário - Pe. André Marmilicz CM
Texto Histórico: Paula Spisila ( Missa 03-09-2017)
Matéria: Tarcísio Cirino


Nenhum comentário:

Postar um comentário