quarta-feira, 20 de março de 2024

SENHOR: LIBERTA NOS DA ESCRAVIDÃO ESPIRITUAL

Antes de Javé, chamar Abraão, antes dos descendentes dos filhos do Pai Abraão, ser escravo no Egito, Jerusalém já existia, e Profetas gastaram a vida denunciando idolatria á Jerusalém, e não foram compreendidos em seu tempo e em nosso tempo.

No passado e em nosso tempo, muitos falam de Deus e vivem como que em uma espécie de idolatria á livro de auto ajuda, sem jamais ter feito uma experiência intima e sentido na alma o amor de Deus, e assim, se tornaram como que cegos, fundamentalistas, não compreendendo nas entrelinhas do livro sagrado á mensagem de amor da Palavra de Deus, que nos liberta, nos faz livres, filhos de um só Pai e irmãos de Jesus.

Depois que Moisés, libertou o povo de Deus das mãos do faraó do Egito, passando a vida e morrendo no deserto, ás gerações que entraram na terra prometida são os filhos do povo que saiu do Egito, que no transcorrer dos séculos, serão novamente escravos, e a partir dai, no cativeiro, em meio ás idolatrias, sabendo que também morrerão se conscientizam da necessidade de contar á história da ação de Deus, para que Javé seja conhecido e não esquecido, pelos filhos nas futuras gerações.

A bíblia não é um livro que caiu pronto do céu, foi escrito por católico e para católicos, que em parte, fundamenta á geneologia do filho de Deus, passando pelo rei Davi, e a partir dai, apresenta; um homem com o "coração segundo o coração de Deus", onde, ás gerações do passado e de nosso tempo, criaram um certo romantismo em torno de Davi, Israel, que diante do contexto, vem produzindo nas consciências á escravidão espiritual

Em síntese, depois que Davi se tornou Rei, tempos depois, invadiu a milenar cidade de Jerusalém e ali fez a matança dos Jabuceus, e após tomar a cidade, e, também por estratégias de questões politicas de governo, sente a necessidade de projetar e construir o Templo de Jerusalém para a Arca da Aliança, e ali reunir o povo das tribos do reino e assim, tempos depois o templo será construído pelo seu filho Salomão.

Quando, Alexandre o grande toma a Palestina e com a sua morte, seus generais desencadeia novas estratégias de guerra e conquistas e séculos depois, o Império Romano governa o mundo e por conveniências de mercado, faz alianças com Herodes que patrocina a reconstrução do templo de Jerusalém, sendo agora mais suntuoso dos que nos dias do filho do Rei Davi, Salomão.

É no meio dessa, conjuntura social e geopolítica que nasce o filho de Deus, que depois de adulto, no caminho da missão do reino de Deus.  Jesus olha para Jerusalém e chora.

Esse choro de Jesus, vai muito além daquelas reflexões romantizadas que visualizamos nos entretenimentos de TVs, comunidades, que por vezes nos leva a pensar que Jesus chora porque será rejeitado pelos sumo sacerdotes e morto pelas autoridades de governo do mundo, não, não, ás lágrimas de Jesus, vai muito além do que podemos imaginar; Jesus em suas entranhas, vê o tempo, os séculos, milênios e chora pelo comércio do templo e pelo povo que ali está, como que cegos, vivendo na escravidão espiritual e chora, pelos profetas que morreram denunciando a idolatria á Jerusalém.

Shalom!

Nossa Reflexão: Tarcísio Cirino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário