sexta-feira, 18 de março de 2011

ENCERRA HOJE RETIRO DA CÚRIA ROMANA COM O PAPA!

Cidade do Vaticano, 18 mar (RV) - Encerram-se hoje na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, os exercícios espirituais do papa com a Cúria Romana, que tiveram como tema “A luz de Cristo no coração da Igreja – João Paulo II e a teologia dos Santos”. Desde o dia 13, foram cancelados todos os compromissos de Bento XVI, incluindo a habitual audiência pública das quartas-feiras.

As meditações este ano foram conduzidas pelo Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia, padre François-Marie Léthel da Ordem dos Carmelitas Descalços. A santidade e a figura de João Paulo II na dimensão cristológica também foram refletidas em vista da próxima beatificação de Papa Wojtyla no dia 1º de maio de 2011. Padre Léthel tem conhecimento. Fez uma conferência sobre o futuro beato em 2005 em Bolonha, na Itália, abordando o tema "Eis a Tua Mãe, o testemunho do servo de Deus João Paulo II para os sacerdotes do III Milênio".

O programa cotidiano dos exercícios, sempre na capela Redemptoris Mater, teve a oração das laudes às 9h, seguida por uma meditação, a oração da hora média e uma nova meditação. Às 17h, a terceira meditação e, em seguida, a oração das vésperas, a adoração e a benção eucarística. Hoje, último dia, solenidade de São José, o programa termina mais cedo: depois das laudes, haverá será feita apenas uma meditação conclusiva.

A Capela Redemtoris Mater situa-se no coração do Palácio Apostólico do Vaticano. Antes conhecida como "Matilde", sua reforma e nova decoração se deram graças à doação do Colégio Cardinalício ao Venerável Papa João Paulo II, por ocasião do áureo jubileu de sua ordenação sacerdotal. Aos cuidados do Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice, administrado pelo então Pe. Piero Marini, a Capela foi decorada com iconografia oriental para imortalizar Roma como o local de encontro das liturgias orientais, como aconteceu no Ano Mariano 1987-1988.

Os mosaicos da Capela «Redemptoris Mater» sublinham e amplificam a Encarnação do Filho de Deus. O homem, através da encarnação de Cristo, sobe até à vida íntima de Deus, na Santíssima Trindade. A Capela explicita uma antropologia trinitária. A história da salvação, com a sua dinâmica da descida de Deus e da subida do homem, sublinha a presença e a ação do Espírito Santo que torna a obra da redenção sempre atual e a manifesta às mulheres e aos homens de cada época histórica.

É neste local de espiritualidade acessível a poucos, que o Pontífice se reúne uma vez por ano com seus colaboradores mais próximos para refletir, no período da Quaresma. Sobre isto nos fala o Frei Nestor Schwerz, secretário-geral para a evangelização da Cúria Generalícia dos Franciscanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário