quinta-feira, 5 de julho de 2012


Boletim semanal - 2 a 8 de julho
Assessoria de Comunicação
Mitra da Arquidiocese de Curitiba
Letícia Pessoa - Jornalista
Fones: (41) 2105-6343 / 8700-4752
Jaime Reis, 369, Alto São Francisco - Curitiba (PR)



DESTAQUES
  • Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade disponibiliza lista das instituições que tiveram seus projetos aprovados pelo edital do Fundo
    Já está disponível no site da Arquidiocese de Curitiba (www.arquidiocesedecuritiba.org.br) a lista das instituições que tiveram seus projetos aprovados pelo edital do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Por meio do Fundo, diversas ideias de transformação social  já viraram realidades. Entidades, paróquias e movimentos sociais que têm seus projetos sociais aprovados, conforme edital lançado anualmente, recebem apoio de até R$ 10 mil para executá-los. Os projetos devem ter relação com a Campanha da Fraternidade (CF) do ano.
    ATENÇÃO: Ainda há tempo para as instituições que desejarem enviar suas propostas de projetos!  A próxima seleção será feita para as propostas entregues até o dia 15 de agosto, conforme cronograma do edital. Saiba mais pelos telefones da Arquidiocese de Curitiba ou da Ação Social do Paraná (ASP): (41) 2105-6324 / 3332-6856.
  • Coração de São Camilo chega ao Paraná!
    Nos dias 28 e 29 de julho o coração do padroeiro dos enfermos e profissionais da saúde, São Camilo de Lellis, estará passando por Pinhais - Região Metropolitana de Curitiba (PR) -, em peregrinação. A relíquia, preservada desde a morte de São Camilo (1614), vem de Roma, da Casa Geral dos Camilianos, para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança. A peregrinação pelo Brasil ocorre por ocasião da comemoração dos 90 anos da chegada dos primeiros camilianos ao País (1922 – 2012).
    O coração passará também por outras cidades. Um tríduo preparatório marcará a chegada da relíquia, que ficará em exposição para visitas. A programação completa das atividades dos dias 28 e 29 está disponível no blog do Seminário São Camilo, confira: http://seminariosaocamilopinhais.blogspot.com.br/.
    A Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança fica na Av. São Camilo de Lellis, 928, Pinhais (PR). Mais informações com Pe. Fábio Eduardo Pinto, reitor do Seminário São Camilo e assessor eclesiástico da Pastoral Arquidiocesana da Saúde: (41) 3667-5069 / 9635-7461.
  • Jornal Arquidiocesano Voz da Igreja / edição de julho já está disponível!
Nesta terça-feira, 3, teve início a distribuição a todas as 135 paróquias
Principais destaques desta edição:
  • O que é a renovação paroquial?
  • Um ano para a JMJ! Mas o que é a JMJ?
  • A importância do Tempo Comum na Liturgia da Igreja.
  • Comunidade da Colônia Faria celebra jubileu de 125 anos do bairro.
  • Diocese de Paranaguá celebra Jubileu de Ouro.
  • Conheça a história das Missas Vocacionais articuladas pelo Seminário São José e o SAV Arquidiocesano!
  • A política como exercício da caridade. 

  • Conselho  Missionário Diocesano (COMIDI) promove Curso de Formação Missionária para Leigos e Leigas

Opção 1 - destinado à Região Episcopal Sul:
-Local: Salão Paroquial do Santuário São José, no Capão Raso - Largo Pe. Albino Vicco, 32, Capão Raso.
-Duração do curso: de 9 de agosto a 25 de outubro.
-Encontros nas quintas-feiras, das 20 horas às 22 horas.
-Inscrições até o dia 27 de julho. A ficha de inscrição pode ser adquirida ligando para os telefones: (41) 3027-1051 (Santuário São José) / (41) 2105-6375 / 2105- 6376 (COMIDI).
Opção 2 - destinado à Região Episcopal Centro Oeste:
-Local: Centro Cultural Guido Maria Conforti (Xaverianos) - Rua Victório Viezzer, 701, Vista Alegre.
-Duração do curso: de agosto a dezembro. Encontros aos terceiros domingos, das 8 horas as 12 horas.
-Inscrições até o dia 13 de agosto. A ficha de inscrição pode ser adquirida ligando para os telefones: (41) 2105-6375 / 2105-6377 (COMIDI).
IGREJA NA MÍDIA 
  •  XVII Assembleia da Pastoral Familiar aprova as orientações para os Encontros de Preparação de Noivos
    Aconteceu neste último domingo, 1° de julho, na Faculdade Bagozzi, em Curitiba (PR), a XVII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral Familiar, promovida pela Comissão Família e Vida. A Assembleia trouxe para discussão a aprovação das orientações do documento dos Encontros de Preparação de Noivos ao Matrimônio. Cerca 300 lideranças da Pastoral Familiar participaram, além de sacerdotes do clero. Durante a tarde os participantes se reuniram em grupos de estudo para a análise do documento que finalizou com a plenária no fim da tarde. 
    Pela primeira vez na história da diocese foi organizado um documento de autoria arquidiocesana para os Encontros de Noivos, ou seja, formulado a partir da realidade local da Igreja e em consonância com o plano da ação evangelizadora. Terminada a XVII Assembleia, o documento passará pela avaliação da coordenação da Comissão Família e Vida e será apresentado oficialmente no segundo semestre pelo arcebispo, Dom Moacyr José Vitti. 

Clique aqui para conferir a reportagem veiculada pela Rede Vida de Televisão sobre a XVII Assembleia da Pastoral Familiar!
 

  • Acompanhe pela Rádio RB2, AM 1430, a novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!  

A antiga Rádio Clube AM 1430 está desde dezembro de 2011 sob novo comando e administração. Pertence agora à Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas - Província de São Paulo. A nova Rádio RB2 1430, parceira da Província de Campo Grande, da qual fazem parte os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, transmitirá de segunda à sexta-feira, às 15 horas, a novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Não deixe de acompanhar! 
ANIVERSARIANTES SEMANAIS DO CLERO DIOCESANO
  • Dia 5/7 - Pe. José Carlos Veloso Junior- Ecônomo da Arquidiocese de Curitiba.
  • Dia 8/7 - Pe. Marcelo Alexandre da Silva Castro - Pároco do Santuário São José (Capão Raso).
  • Dia 8/7- Pe. Rivael de Jesus Nacimento - Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese .
NOTÍCIAS LOCAIS 
  • Informações sobre o assalto a Congregação Filhos da Sagrada Família, ocorrido na manhã desta terça-feira (3) em Curitiba
    Na manhã desta terça-feira, dia 3, em torno das 6 horas, à Congregação Filhos da Sagrada Família (casa de comunidade católica), localizado em Santa Felicidade, na qual estão desde o ano passado osArautos do Evangelho  - Associação Internacional de Fiéis (leigos) de Direito Pontifício -  foi assaltada por 4 bandidos que estavam em busca de dinheiro.
    Os bandidos renderam um dos membros dos Arautos, que se encontrava em frente à casa, e o levaram para dentro. O assalto durou cerca de meia hora e não havia crianças na casa, conforme foi informado por alguns veículos de comunicação. 
    Um dos membros da associação foi ferido na cabeça por um pedaço de madeira de um dos bandidos que se irritou ao saber que no local não havia objetos de valor, e muito menos dinheiro. O senhor agredido, de 40 anos, se recupera bem e não precisou ser encaminhado ao hospital, conforme divulgado pela imprensa paranaense. Não há informações de que os bandidos estivessem armados segundo os moradores da casa.
  Fonte: informações fornecidas pelos moradores da casa - Rua Fredolin Wolf, Santa Felicidade. 
NOTÍCIAS NACIONAIS E MUNDIAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário