segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pascom do Regional Sul 2 forma equipe de coordenação e define primeiras ações


pascomsul2agosto2012Formação da equipe de coordenação e dois encontros marcados para o ano de 2013 foram alguns dos resultados concretos do Encontro Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom) realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em Guarapuava, Paraná.
No primeiro dia os participantes partilharam o que é realizado em termos de comunicação nas suas dioceses, especialmente o trabalho das Pascom.
Para o bispo de Guarapuava e referencial para a Pascom, dom Antônio Wagner da Silva, a comunicação da Igreja do Paraná é muito forte. “Percebemos nessa caminhada que somos riquíssimos em comunicação. Se olharmos individualmente as dioceses e paróquias vamos perceber que temos uma riqueza imensa. Se juntarmos essas forças, essa riqueza toda, tornaremos a comunicação algo não só dessa ou daquela diocese, mas do nosso regional”.
Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de União da Vitória e presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) e o padre Mário Spaki, secretário executivo, explicaram aos participantes o que é e como funciona o Regional. “O Regional Sul 2 é formado por 18 dioceses do estado mais a Eparquia de São João Batista, dos Ucranianos”, informou padre Mário. Já dom João Bosco esclareceu que o Regional não é uma instância de comando das dioceses. “É uma instância de animação”, afirmou.
No sábado a programação iniciou com a missa presidida por dom João Bosco, dom Wagner e concelebrada por sacerdotes presentes no encontro.
O que é a Pascom e como organizá-la foram temas debatidos em grupos e em seguida expostos e discutidos numa plenária. A discussão foi aprofundada sob a mediação do jornalista Elson Faxina, coordenador regional, e dela surgiram ações concretas para serem efetivadas ainda nesse ano de 2012.
Ficou decidido que o trabalho de cobertura jornalística da Assembleia do Povo de Deus, no final do mês de setembro, em Curitiba, será feita por uma equipe da Pascom Regional e terá seu conteúdo, textos, entrevistas, fotos e áudios disponibilizados aos meios de comunicação interessados na veiculação. Este mesmo trabalho deverá também acontecer na Assembleia Geral dos Bispos da CNBB no próximo ano em Aparecida.
Também para 2013 foram previstos dois encontros, um deles deverá acontecer em Maringá, no primeiro semestre, e terá como foco a espiritualidade do comunicador. Já o segundo, que deverá ser na Diocese de Jacarézinho, será de formação, abordando aspectos técnicos e práticos da área de comunicação.
Além de Élson Faxina, na coordenação, a equipe de trabalho da Pascom do Regional Sul 2 terá a participação de Reini Dantas Leal, da arquidiocese de Curitiba, Fabiana Ferreira (Maringá), padre Claudinei Souza da Silva (Londrina), Rosangela Martinski (Jacarezinho), Dgerson Sales, da arquidiocese de Cascavel (PR), e Jorge Teles (diocese de Guarapuava).POR: DIOCESE DE GUARAPUAVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário