segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PAPA FRANCISCO ESCREVE A JORNAL ITALIANO E FALA DE FÉ E SECULARISMO A OS NÃO CRENTES.









































Dr. Scalfari precioso, é com sincera gratidão que, mesmo que apenas em linhas gerais, gostaria de tentar isso com a minha resposta à letra, a partir das páginas da República, eu queria abordar 07 julho com uma série de suas reflexões pessoais, que, em seguida, enriqueceu as páginas do mesmo jornal em 7 de agosto . obrigado, antes de tudo, pela atenção com que ele leu a encíclica Lumen fidei. Na verdade, a intenção do meu amado Predecessor, o Papa Bento XVI, que concebeu e em grande parte escrita, ea partir do qual, com gratidão, eu herdei, é dirigida não apenas para confirmar a fé em Jesus Cristo, que que nele já que você reconhece, mas também para despertar um diálogo sincero e rigoroso com aqueles que, como ela, é definida como "um não-crente há muitos anos envolvidos e fascinados pela pregação de Jesus de Nazaré." Parece-me, portanto, deve ser saudada , não só para nós, individualmente, mas também para a sociedade em que vivemos, uma pausa para falar sobre algo tão importante como a fé, que se refere à pregação e à figura de Jesus eu acho que há, em particular, duas circunstâncias que tornam Hoje diálogo adequado e valioso. Ele, aliás, é, como se sabe, um dos principais objetivos do Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII, eo ministério dos Papas que, cada um com a sua sensibilidade e sua contribuição na Até agora, eles têm andado os passos do Conselho. Revisão /Inglese / Español / Sites Estrangeiros A primeira circunstância - como você se lembra nas páginas iniciais da Encíclica - decorre do fato de que, ao longo dos séculos da modernidade, tem havido um paradoxo: a fé cristã, cuja novidade e impacto sobre a vida humana, desde o início foram expressas precisamente por meio do símbolo da luz, tem sido muitas vezes rotulado como as trevas da superstição, em oposição à luz da razão. Assim, entre a Igreja ea cultura de inspiração cristã, por um lado, e cultura moderna impressão Iluminismo, por outro lado, tem vindo incommunicableness. Agora chegou a hora, eo Vaticano acaba de abrir a temporada com um aberto e imparcial para reabrir as portas para um encontro sério e frutífero. A segunda circunstância, para aqueles que procuram ser fiéis ao dom de seguir Jesus à luz da fé, vem do fato de que este diálogo não é um acessório secundário existência do crente, é sim uma expressão da íntima e indispensável. Deixe-me citar uma declaração a este respeito, na minha opinião muito importante Encíclica: porque a verdade testemunhada pela fé é a do amor - não disse - "é claro que a fé não é intransigente, mas cresce na convivência que respeite outro. O crente não é arrogante, ao contrário, a verdade torna humilde, sabendo que, mais do que possuímos, é que nos abraça e nós possuímos. dall'irrigidirci Far, segurança nos em uma jornada de fé, e torna possível a testemunha e diálogo com todos "(n. 34). Este é o espírito que anima as palavras que eu escrevo. fé, para mim, nasceu a partir de um encontro pessoal com Jesus, que tocou meu coração e deu um endereço e um novo sentido à minha existência. Mas ao mesmo tempo, tornou-se possível uma reunião com a comunidade de fé em que eu vivia e pela qual eu encontrei o acesso à inteligência da Sagrada Escritura, a vida nova que flui como água jorrando de Jesus através dos sacramentos, da fraternidade com todo o serviço dos pobres, a verdadeira imagem do Senhor. Sem a Igreja - acreditem - eu não teria sido capaz de encontrar Jesus, embora ciente de que o dom imenso que é a fé é preservada nas panelas de barro frágeis de nossa humanidade. Ora, é precisamente a partir daqui, a partir dessa experiência pessoal de fé vivida na Igreja, que eu me sinto confortável em ouvir suas dúvidas e buscar, junto com você, as ruas ao longo do qual talvez possamos começar a fazer um pouco juntos. Perdoe-me se eu não passo intensificar os argumentos propostos por você no editorial de 7 de julho. Parece-me mais proveitoso - ou pelo menos é mais agradável para mim - para ir de uma certa maneira ao coração de suas considerações. Eu não vou nem no modo de exibição seguido pela encíclica, na qual ela vê a falta de uma seção dedicada especificamente à experiência histórica de Jesus de Nazaré. observar apenas, para começar, que tal análise não é secundário. É, de facto, seguindo o resto da lógica que orienta o desdobramento da Encíclica, chamar a atenção para o significado do que Jesus disse e fez, e assim, em última instância, de que Jesus foi e é para nós. As Cartas de Paulo e O Evangelho de João, a que se faz referência especial na Encíclica são construídas, de fato, sobre a base sólida do ministério messiânico de Jesus de Nazaré, no seu auge em resolver morte de Páscoa e ressurreição. Portanto, é necessário confrontado com Jesus, eu diria que, na realidade e dureza de sua história, conforme relatado acima do evangelho mais antigo, o de Marcos. Notamos então que o "escândalo" que a palavra ea prática de Jesus causam em torno dele decorrem de sua extraordinária "autoridade": uma palavra, esta, atestada a partir do Evangelho de Marcos, mas isso não é fácil de fazer bom em italiano. A palavra grega é "exousia" , que, literalmente, refere-se ao que "vem de" um é. Isso não é algo externo ou forçado, então, mas de algo que emana de dentro e que se impõe. Jesus realmente sucessos, atingiu, inova partida - diz ele - a partir de sua relação com Deus, familiarmente chamado de Abba, o que lhe dá essa "autoridade" para que ele possa gastar em favor dos homens. Então Jesus pregava "como aquele que tem autoridade ", cura, chama os seus discípulos a segui-lo, perdoar ... Todas estas coisas no Velho Testamento são de Deus, e somente Deus A pergunta que vem repetidamente de volta no Evangelho de Marcos: "Quem é este que ...", e que a identidade de Jesus, nascido da encontrar de uma autoridade diferente daquela do mundo, uma autoridade que não tem a intenção de exercer poder sobre os outros, mas para servir, para dar-lhes liberdade e plenitude de vida. E isso a ponto de arriscar a sua própria vida, até a experiência mal-entendido, traição, rejeição, até ser condenado à morte, até para dar o bote no estado de abandono na cruz. Mas Jesus permaneceu fiel a Deus até o fim. E é precisamente então - como o centurião romano exclama ao pé da cruz, no Evangelho de Marcos - Jesus mostra que, paradoxalmente, como o Filho de Deus! Filho de um Deus que é amor e que quer com todo o seu coração, que o homem, cada homem, é descoberto e viver como seu verdadeiro filho, também. Isso, segundo a crença cristã, é certificada pelo fato de que Jesus ressuscitou: para não trazer o triunfo daqueles que rejeitaram, mas para atestar que o amor de Deus é mais forte do que a morte, o perdão de Deus é mais forte . de todo o pecado, e que a vida vale a pena gastar um de, até o fim, para assistir a este grande presente acredita que a fé cristã: que Jesus é o Filho de Deus veio para dar a sua vida para abrir o caminho a todos 'amar. Ele, portanto, razão, meu caro Dr. Scalfari, quando ele vê a encarnação do Filho de Deus, a pedra angular da fé cristã.Tertuliano escreveu: "querido cardo salutis", carne (de Cristo) é o eixo da salvação. Que a encarnação, ou seja, o fato de que o Filho de Deus entrou em nossa carne e tem alegrias e tristezas, vitórias e derrotas compartilhado de nossa existência, até que o grito da cruz, experimentando tudo no amor e na fidelidade Abba , atesta o incrível amor que Deus tem para cada homem, que reconhece o valor inestimável. Cada um de nós, portanto, é chamada a ser os olhos ea escolha do amor de Jesus, para entrar em seu modo de ser, pensar e agir. Esta é a fé com todas as expressões que são descritos na Encíclica sobre o tempo.Novamente no editorial de 7 de julho, você me perguntar também como entender a originalidade da fé cristã , uma vez que articula precisamente sobre a encarnação do Filho de Deus em comparação com outras religiões que, em vez gravitam em torno da transcendência absoluta de Deusoriginalidade 's, eu diria, está no fato de que a fé nos permite participar de Jesus, a relação que ele tem com Deus, que é Abba, e, sob essa luz , a relação que ele tem com todos os outros homens, incluindo nossos inimigos, em nome do amor. Em outras palavras, a filiação de Jesus, como ela é apresentada para a fé cristã, não se mostrou intransponível para marcar a separação entre Jesus e todos os outros, mas para nos dizer que, nele, todos são chamados a ser filhos do Pai e irmãos entre nós. . A singularidade de Jesus é para a comunicação, e não de exclusão Certamente, segue-se também - e não é uma coisa pequena - a distinção entre a esfera religiosa ea esfera política que está consagrado na "render a Deus o que é Deus ea César o que é de César ", claramente afirmada por Jesus e sobre o qual, laboriosamente, construiu a história do Ocidente. A Igreja, de fato, é chamado para semear o fermento em pó eo sal do Evangelho, e que é o amor ea misericórdia de Deus, que atingem a todos os homens, apontando para a vida após a morte eo destino final do nosso próprio destino, enquanto a sociedade civil e política toques a difícil tarefa de articular e incorporar na justiça e na solidariedade, na lei e na paz, uma vida cada vez mais humana. Para aqueles que vivem a fé cristã, isso não significa fuga do mundo ou investigação de qualquer hegemonia, mas o serviço à humanidade, para o homem todo e todos os homens, a partir da periferia da história e manter desperto o sentimento de esperança que impulsiona para fazer o bem, apesar de tudo, e sempre olhando além. Você me pergunta também, na conclusão de seu primeiro artigo, o que dizer aos nossos irmãos judeus sobre a promessa feita a eles por Deus: é completamente desaparecido em círculos? É isso - acredite - uma questão que nos desafia radicalmente, como cristãos, porque, com a ajuda de Deus, especialmente desde o Concílio Vaticano II, nós descobrimos que o povo judeu ainda é, para nós, a santa raiz a partir da qual germinadas Jesus também, na amizade que tenho cultivado durante todos esses anos, juntamente com outros judeus na Argentina, muitas vezes eu questionei a Deus em oração, especialmente quando a mente era a memória da terrível experiência do Holocausto. O que posso dizer, com o apóstolo Paulo, é que ele nunca deixou a fidelidade de Deus à sua aliança com Israel e, através das provações terríveis destes séculos, os judeus preservaram a sua fé em Deus isso, para eles, nós nunca será suficientemente grato, como Igreja, mas também como a humanidade. Eles, então, só perseverando na fé no Deus da aliança, lembrar a todos, inclusive os cristãos, para o fato de que estamos sempre à espera, como os peregrinos, a volta do Senhor, e que, portanto, deve estar sempre aberto a Ele e nunca arroccarci em o que já conseguimos. traz-me às três perguntas que me coloca no artigo de 07 de agosto. Parece-me que, nos dois primeiros, o que está no coração é entender a atitude da Igreja para com aqueles que não compartilham a fé de Jesus Primeiro de tudo, eu perguntei se o Deus cristão perdoa aqueles que não acreditam e não olhar para a fé. Tendo em conta que - e isso é a coisa fundamental - a misericórdia de Deus não tem limites, se você ir a Ele com um coração sincero e contrito, a questão para aqueles que não acreditam em Deus é obedecer a sua consciência. Sin, mesmo para aqueles que não têm fé, não é quando você ir contra a consciência. Ouvir e obedecê-la significa, de fato, decidir em face do que é percebido como bom ou tão ruim. E sobre esta decisão que você jogar a bondade ou maldade de nossas ações. segundo lugar, ele me pede se o pensamento segundo o qual não há nenhuma absoluta e, portanto, nem mesmo uma verdade absoluta, mas apenas uma série de verdades relativas e subjetivas, é um erro ou pecado. Para começar, eu não falaria, nem mesmo para aqueles que acreditam que a verdade "absoluta", no sentido de que tudo é o que é desamarrado, o que está faltando em qualquer relacionamento. Agora, a verdade, segundo a crença cristã, é o amor de Deus por nós em Jesus Cristo. Então, a verdade é uma relação! Tanto é assim que cada um de nós tem, ea verdade, ea expressa a partir de si mesmo, de sua história e cultura, a partir da situação em que vive, etc. Isso não quer dizer que a verdade é subjetiva e variável, longe disso. Mas isso não significa que ele nos dá sempre e somente como uma jornada e de vida. Ele não disse que não o próprio Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade ea vida"? Em outras palavras, a verdade é, finalmente, um com o amor, que exige humildade e abertura a ser buscada, acolhida e expressa. Portanto, devemos entender bem os termos e, talvez, para sair dos limites de uma oposição ... redefinição absoluto em profundidade a questão. Acho que esta é agora uma necessidade imperiosa para se engajar em um diálogo pacífico e construtivo que eu esperava o início da minha palavra. me pergunta se a última pergunta, com o desaparecimento do homem na terra, vai desaparecer mesmo pensamento capaz de pensar Deus É claro que a grandeza do homem está em ser capaz de pensar que Deus a fim de viver uma relação consciente e responsável com ele, mas é a relação entre duas realidades. Deus - este é o meu pensamento e minha experiência, mas quantos, ontem e hoje, compartilhá-los! - Não é uma idéia, ainda que elevado, o resultado do pensamento do homem. Deus é, na verdade, com a letra maiúscula "R". Jesus revela-lo - e relacionamento vivo com Ele - como um Pai de infinita bondade e misericórdia. Deus não depende, por isso, o nosso pensamento. Além disso, mesmo quando eles acabar com a vida do homem na terra - e para a fé cristã, em qualquer caso, este mundo como nós o conhecemos está destinada ao fracasso - o homem de existir e não vai acabar em um de modo que nós não sabemos, até mesmo o universo criado por ele. A Escritura fala de "novos céus e uma nova terra" e afirma que, no final, em onde e quando está além de nós, mas para que, pela fé, temos a tendência de desejo e expectativa de Deus será "tudo em todos. " Caro Dr. Scalfari, assim que eu concluir minhas reflexões, despertado por aquilo que ele queria me dizer e me perguntar. Acolhê-los como a tentativa de resposta e provisória, mas sincero e confiante, eu vi o convite para fazer uma estrada juntos.A Igreja, acredite em mim, apesar de todos os atrasos, infidelidades, erros e pecados que tenham cometido e ainda pode comprometer-nos que o compõem, não têm mais significado e propósito de viver e dar testemunho de Jesus: Ele, que é foi enviado de Abba "para trazer boas novas aos pobres, proclamar a libertação aos cativos e dar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, a proclamar o ano aceitável do Senhor" (Lc 4, 18-19 .) Com fraterna proximidade Francis

Nenhum comentário:

Postar um comentário