segunda-feira, 27 de abril de 2020

PÓS PANDEMIA: E AGORA PARA ONDE IREMOS?

A quem diga, que o homem é cabeça-dura, e estamos caminhando para o fim do poço e para encontrarmos a luz, Deus quer depender de você, nós,- e agora o que fazer?

Nossas atitudes e ações, só agrada a Javé, quando nos conscientizamos que nada somos e na gratuidade, deixamos ser conduzidos por (Ele), nos colocando em suas mãos, através do  batismo, nos tornando filhos amados, representantes de Deus, que leva esperança as periferias existenciais, nos confins do mundo.

As enfermidades do século, fizeram no ativismo, uma fuga do mundo real, levando parte da humanidade a fugir dos problemas de casa, da família, do trabalho, e passamos a viver em uma bolha, que foi nos levando ao fim do poço, e hoje, sem generalizar, diante da covid-19, estamos fora do quadrado, como que cegos, a procura da luz.

Carências, tem provocado um sentimento, uma ação, que vai aos pouco, manipulando as consciências, com objetivo de fazer o povo sair da segurança do seu lar, e voltar aos braços do ativismo, nas escolas, industria, comércio, e até mesmo levando os cristãos, abandonar a quarentena de imediato, para celebrar a Fé em comunidade. 

Diante do contexto, os acontecimentos vai nos deixando inquietos e nos levando a refletir a sobrevivência da humanidade, e agora para onde iremos?  

Durante o pós missões do ano 2000, em Curitiba; lembro que nos reunimos com todas lideranças da época, para um encontro de liturgia a nível de arquidiocese, que foi realizado em 10 encontros seguidos, na Paróquia São José no bairro Capão Raso, onde já se pensava ou estudava a Igreja doméstica.

Uma noite, saindo do encontro, percebi que um Padre palestrante da equipe de liturgia, ficava no portão da Igreja, com o olhar no horizonte, esperando por alguém e resolvi, parar, e conversar com o Padre.

Olá boa noite, o senhor está precisando de alguma ajuda Padre?
Sim, moro longe, estou sem veículo, e estou esperando, se passa alguma liderança conhecido de minha paróquia, para uma carona, mais parece que já foram embora.

E ali no portão da Igreja, começamos a conversar, o encontro de liturgia: o pão da vida a palavra partilhada e após o dialogo, disse: Padre vou rezar por você. 

Irmãos de caminhada, é possível que para os próximos anos, nós, ou muitas outras pessoas que conhecemos, não esteja mais na casa comum.

Após a pandemia, o mundo não será mais o mesmo, se aqueles que estiver no fundo do poço, encontrar o caminho, e com maturidade, transmitir as próximas gerações com gratuidade a fé.

Sabemos que a pandemia poderá levar um longo tempo, e porque não realizar as formações através das redes sociais, para que o povo, tenha formação? 

Clique AQUI e visualize a 2° parte da reflexão. E agora para onde iremos?

Matéria: Tarcísio Cirino
27-04-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário