sexta-feira, 19 de agosto de 2022

SANTA CÂNDIDA E O MISTÉRIO DE NOSSA SENHORA: 85 ANOS DE HISTÓRIA.

Foto histórica da família Kachel na tradicional:Festa de Nossa Senhora das Capelinhas da Paróquia Santa Cândida, veículos da época na rua: Pe.João Wislinski. Obs: A capelinha na imagem a cima é a primeira em circulação da Paróquia, que caminhou na Igreja doméstica e deu origem ás comunidades, onde algumas comunidades já se tornaram Paróquias.



Porque em Curitiba a Festa de Santa Cândida é realizada no mês de agosto?

Agosto mês vocacional e refletindo a pergunta á cima a mais de 8 meses em nossa caixa de mensagens, pensei em falar que existe outras Santa Cândida e depois de uma profunda reflexão, resolvi de forma particular, falar o que penso, nesse momento de festividades.

O Martirológio Romano, mostra que a virgem e mártir Santa Cândida, morreu no Anfiteatro dos martírios de Cartago e recebe da Igreja as tradicionais homenagens litúrgicas no dia 20 de Setembro. 

O primeiro Pároco de Santa Cândida - Pe.João Wislinski, foi responsável pela construção da Igreja matriz, atual, com a inauguração e benção solene em 11 outubro 1936, por: Dom Ático Eusébio da Rocha. 

Na conjuntura da época, o pároco passou por muitas dificuldades financeiras e me parece que foi se enculturando as realidades, para atingir, necessidades materiais e espirituais.

Conta-se os experientes que o apostolado de Nossa Senhora das Capelinhas em Curitiba, desde 1935/36 se reuniam para rezar o rosário em suas paróquias com objetivo de agradecer e transmitir a FÉ, através da devoção mariana que culmina na festa de Nossa Senhora das Capelinhas a se comemorar todos os anos, no dia 26 de agosto.

Em 1944 o mundo sofria ás consequências da II Guerra Mundial e a capital paranaense e região passava por uma grande seca no campo com o gado morrendo por falta de alimentos e água. 

A Colônia Santa Cândida, estava ás portas da tradicional festa da Padroeira e diante a crise financeira da comunidade oriunda da grande seca e guerra, não era possível diante ao contexto a realização da festa.   

Segundo os relatos do Pe.João Wislinski, no domingo 27 agosto 1944 aconteceu a festa, que ficou só na parte espiritual, com Missa ás 10 horas da manhã e na sequencia: Adoração ao Santíssimo que se prolongou até 15horas, horário da novena, com a comunidade passando o domingo em oração.
 
Na noite de 28 agosto para o dia 29 agosto, dê repente o céu cobriu se de nuvens, trovejou e choveu por toda a noite até o dia seguinte e assim o povo ficou feliz e agradeceu a Deus e Santa Cândida. 

Diante ao mistério do milagre da chuva, me parece do meu ponto de vista particular, que se tornou tradição na colônia polonesa a festa da virgem e mártir Santa Cândida no mês de agosto.

Nossa Reflexão: Tarcísio Cirino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário