sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A IGREJA INVISÍVEL: ENTREVISTA COM O ANDARILHO

Foi uma grata surpresa, a interação do Andarilho, na publicação, da  1° primeira entrevista, que já ultrapassou as fronteiras, e chegou em muitos corações. 

De nossa parte, trabalhamos para que o diálogo, esteja em uma linguagem compreensível, e diante dos dramas da humanidade, estamos abordando as crises da conjuntura, buscando soluções, no desenrolar da série entrevistas.  

Conforme acordado, a pedido do Andarilho: não vou citar o seu nome, em nenhum momento de nossas publicações.

Preciso fazer provocações, na entrevista, para levar respostas: as muitas perguntas de nosso tempo, que chega através da interação dos amigos das comunidades de comunidades em nossa caixa de mensagem.

Caminhando pelas periferias da cidade, encontrei um andarilho com fome. e durante a refeição, começamos a conversar. Depois de um longo diálogo, nasceu a série: Entrevista com o Andarilho.

( 2° parte)

Veículo da Missão: Para a Luz, chegar em nossa casa, precisamos de um fio positivo e outro negativo, conversando com o proprietário de uma grande construtora de imóveis, ele me dizia: que se confiar a rede da instalação elétrica de um prédio pequeno de 5 andares, a um engenheiro recém formado em uma universidade; é possível o prédio, pegar fogo, e até cair. 

Então amigo Andarilho, nas conversas e mensagens que recebemos, o povo nos leva a pensar que a crise que vivemos, começou á décadas, nos seminários, e foi se estendendo ao laicato, nas comunidades, pois o seminarista assim que é ordenado, já assume uma carreira, coordenação, a nível de diocese, e as vezes nunca trabalhou em uma pastoral pu movimento, de uma pequena comunidade a nível de Paróquia, e diante do impulso do corporativismo, vai crescendo no seguimento. 

Será que é a força do espirito santo que o capacita? 

Andarilho: A Igreja existe por iniciativa da ação de Deus, e enquanto divina, recebe a força do espírito santo, para fortalecer a construção do reino, que vai culminar no plano da salvação.

Convém lembrar, que a mentalidade da sociedade imperial do passado, com seus erros e acertos, influenciaram os comportamentos das instituições, no transcorrer dos séculos, até os dias de hoje.

Não posso generalizar, pois, existe muita gente boa, de fé, empenhada na construção do reino de Deus; nas minhas andanças pelo caminho, percebi, que a crise estrutural ou institucional que estamos vivenciando é fruto da busca ao poder e parte do clero, continua nos dias atuais, dentro de um sistema, semelhante ao feudalismo, em uma conjuntura imperial, onde diante das doenças existenciais de nosso tempo, preenche-se as carências, as lacunas, através do clericalismo, que gera, "aparências", um bem estar, através de "status" em uma estrutura hierarquizado.

Veículo da Missão: Escuto, comentários de parte do povo, ou visualizando as redes sociais, e parece que em algumas comunidades, bem longe daqui, as homilias são lição de moral, que estimula, palmas, como que se estivéssemos em um comício, em uma competição, 

Em suas andanças como Senhor, visualiza isso?

Andarilho: A pouco conversando com alguns amigos do povo de rua, que sofre nas periferias, no coração da porta da cidade, praças públicas, nós refletíamos que os primeiros bancos da Igreja, deveria ser reservado para eles, os pobres, miseráveis, enfermos, idosos, os mais humildes da sociedade, e diante da platéia, é possível que pregadores, repensassem as lições de moral, em um contexto social, escutando no silêncio do coração, o que Deus, tem a falar.  

O fato é que em um sistema semelhante ao feudal, onde os nobres da sociedade, são privilegiados na acolhida, com os primeiros lugares, ninguém quer ter problemas, e se você mostrar os problemas de quem sofre, poderá sofrer as consequências, e o coitado dos pobres, humildes, ficará atrás da porta, em silêncio, no fundo da casa. 

Pare um pouco para uma reflexão e pense! Você conhece alguém na história de uma família pobre, que teve direito a ter uma placa de nome de rua?

Se os primeiros bancos da casa de Deus, não são reservados aos pobres, o templo, vai ficando vazio, só com a elite da sociedade.   

Veículo da Missão:  Senhor, tenho muitas perguntas e gostaria de escutá-lo, mais preciso refletir, o que já foi falado,- poderíamos deixar, esse nosso diálogo, para a próxima semana, sexta-feira?

Andarilho: Sim, vou estar visitando a Igreja invisível, se fazendo presente, levando uma mensagem de esperança, ao povo que sofre. 

Você tem um tempo, na próxima semana para conhecer, meus irmãos? 

Veículo da Missão: Creio que Sim!

Andarilho: Bacana, Até..
Matéria: Tarcísio Cirino
Imagem: Internet
17-01-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário