sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

REUNIÃO MISSIONÁRIA COM O ANDARILHO.

Veículo da Missão: Somos, gratos, pela família que nos acolhe para o nosso encontro, de oração e diálogo, na periferia da região metropolitana.

( 3° parte)  

A semana foi difícil e visualizando o sofrimento dos batizados, em um presídio, e, lar de idosos, senti, que nossos irmãos, a maioria de pele negra, estão abandonados, como que, em um depósito de almas, a espera de um abraço, uma mensagem de esperança, que traga um pouco de felicidade.

Fico, pensando, o que fazer, para ao menos, amenizar o sofrimento de jovens e idosos, que estão nesta situação, sem esperança de futuro? 

Mulher:  Moço, o paraíso na terra, foi feito para os ricos, e precisamos aceitar a realidade, como ela é, - pois o sonho de construir um mundo melhor, para os nossos filhos, e futuras gerações, só é possível - se de fato, encontrarmos a verdade.

Ancião: Mais quem está com a verdade? 

Andarilho: O sol nasceu para todos, e ilumina as trevas, a cada novo dia, para que possam visualizar o mundo com a luz de Deus, e promover a vida a nossos irmãos.

Veículo da missão: Senhor, tenho a impressão, que uma comunidade, com dezenas e dezenas de pastorais e movimentos é uma Paróquia, fragmentada que terá muito trabalho em conduzir o povo a encontrar a verdade.

Se possível, poderia aprofundar a reflexão?

Andarilho: Em mutos setores, a perda de privilégios, interno, externo, foi sendo compensado, através da concessão de monopólios. 

Convém lembrar que conforme já conversamos, herdamos do império, um sistema político, semelhante ao feudalismo, que levou grupos de interesses a se organizar, como concessionários da verdade, para possuir o monopólio da educação, comunicação, assistência social, e até mesmo do espirito santo, e por ai vai.  

É dentro de um sistema, que pensava ter o controle das massas, que durante décadas, os concessionários da verdade, foi formando, uma estrutura, junto a sociedade, que hoje, está fragmentada.

Jovem: Caso sua leitura, esteja correta, não seria o momento de organizarmos, com ousadia, um planejamento estratégico de Igreja em saída, conforme nos pede o Papa Francisco, e construir um natal solidário, através de um laicato em estado permanente de missão, em solidariedade aos irmãos que sofre, durante o ano inteiro.

Ancião: Gostei da sugestão, poderíamos, começar pela Jornada Mundial da Juventude, patrocinando os jovens das periferias que não tem oportunidade, nas comunidades de participar do evento.

Mulher: Amigos, já é tarde, poderíamos deixar, os detalhes para os nossos próximos encontros, e ai vamos nos organizando e amadurecendo o planejamento em nossos grupos de whatsapp.

Andarilho: Bacana, foi para isso que nasci, até!

Matéria: Tarcísio Cirino
24-01-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário