quinta-feira, 12 de setembro de 2019

PORQUE A COMUNICAÇÃO ECLESIAL É ÁRDUA?

A quase 40 minutos preso no banco do carro na linha verde em Curitiba, comecei a refletir, a triste era que estamos vivendo no contexto da geopolítica no Brasil. Olhando pelo retrovisor do veículo a longa fila, começo a escrever um pouco da reflexão da caminhada eclesial da Comunicação na última década da qual fazemos parte desde 2008, e podemos afirmar que o caminho foi sempre árduo.

Nos encontros de comunicação a nível nacional que participamos, podemos visualizar o esforço da Rede Século 21 e a parceria para produzir escola técnica de formação para os futuros agentes da PASCOM nas dioceses do Brasil, conforme o vídeo a baixo. 

Preso em um carro na BR, com olhar fixo no retrovisor do tempo, visualizamos agora os palestrantes da Canção Nova, e outras Redes de Comunicação do seguimento, estes, com a perspectiva de dias melhores onde no futuro o agente da Pastoral da Comunicação, estará trabalhando com formação técnica nas diversas comunidades Paroquiais das dioceses do Brasil, e poderá produzir matérias em texto ou imagens em vídeo e enviar sem custos, na gratuidade para manter as notícias atualizadas nas redes de rádios e TVs católicas.

Agora estou visualizando Padres, visitando os enfermos nas casas, hospitais, e rezando Missa nas associações de moradores das periferias, através de uma ação missionária, envolvendo todo o Povo de Deus, Pastorais e Movimentos, para que se tenha uma nova Igreja, uma nova Paróquia.

O vento sopra e posso escutar a voz do vento dizendo: Em tempos tão variados, tempos de pós-verdade, onde se comunica falsas verdades com muita técnica, não basta formação e competência comunicativa locucional. É preciso compreender os sinais de Deus e sua presença.

É preciso perceber o templo onde Deus pode ser encontrado, e comunicar até as últimas consequências.

Veículo da Missão: dos dias 18 a 21 Julho, estaremos participando em Goiânia do 11° MUTICOM: Mutirão Brasileiro de Comunicação, que tem como tema: Comunicação,  Democracia e Responsabilidade Social, onde o evento reflete sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira, e a cultura contemporânea no campo da comunicação. 

Uma boa análise da conjuntura eclesial da comunicação, você vai pode conferir AQUI!

Texto: Tarcísio Cirino
02-07-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário