domingo, 28 de junho de 2020

O QUE É EVANGELIZAR NA MODERNIDADE? 1° PARTE

No mundo moderno - se queremos participar da missão de Jesus Cristo, contribuindo para a construção do reino de Deus, em tempos de pandemias, perseguições, tecnologias de ponta, então é preciso sair de uma catequese infantil, e partir na gratuidade, através dos dons que possuímos, para uma sã exegese mais aprofundada, para que as novas gerações possa sair um pouco mais do romantismo fundamentalista e conheça o que está oculto nas entrelinhas das escrituras sagradas, para que as sementes no caminho, germine o espírito da ciência de Deus no templo humano, provocando na humanidade a necessidade de um encontro com a pessoa de Jesus Cristo. 

Queimando incenso a Baal, vivia-se nos governos das monarquias, um henoteísmo de tolerância com as demais divindades existentes, onde o culto ao verdadeira Deus, tanto em Jerusalém como nos demais lugares e no alto dos montes, nem sempre o culto erá puro, pois as vezes se misturava a outras divindades o culto dedicado a Javé. 

Os profetas em especial Isaías, Jeremias, foram contra o sincretismo e reprovava uma religião sincretista, em síntese: a miscigenação foi levando as monarquias no reino de Israel a desaparecer, culminando com a destruição de Jerusalém, com o exílio para Babilônia, através de Nabucodonosor.

O profeta Jeremias, registra no final de seu livro que o povo que cultivava a terra permaneceu em Judá.

Na verdade a grande parte do povo permaneceu em Judá, e foram para o cativeiro as cabeças intelectuais, dirigentes da casa real, sacerdotes, e Jeremias deixa claro, que os agricultores permaneceram em Judá, com a destruição de Jerusalém.

No caminho de Jerusalém para o cativeiro na Babilônia, muitos morreram, outros foram vendidos como escravos, e outros receberam domicilio vigiado e entre eles estava os sacerdotes que ao encontrar com a divindade Marduque que erá o deus supremo da Babilônia, considerado o criador do universo, os sacerdotes entraram em confronto com a divindade da Babilônia Marduque ou Marduk, afirmando os sacerdotes exilados até as últimas consequências que para eles o Deus verdadeiro que criou o céu e a terra é Javé o único Deus, que os libertou da escravidão no Egito.

Para os babilônicos Javé foi vencido e destruído em Jerusalém e erá cômico, delírio as afirmações dos sacerdotes do povo exilado.  

Com o fim do cativeiro na Babilônia, mais de meio século depois, os exilados voltaram para as suas terras, suas casas, mais as famílias que não foram para o exílio e permaneceram na terra em Judá, tinham tomado de posse as propriedades dos exilados, e agora estes não possuíam mais nada, e recomeça o sofrimento, uma espécie de novo cativeiro, novos conflitos em busca da terra, mais em meio ao folclore, em meio a uma guerra, tinham algo em comum, eram monoteísta, isto é adorava o único Deus.

Jerusalém foi sendo reconstruída sem recursos financeiros em meio a muitas dificuldades, em 515/ 520 antes de Cristo, iniciou se a reconstrução do templo de Jerusalém, que erá uma "amostra" do que foi o primeiro templo destruído em 587.  

Ezequiel proibiu os sacerdotes de ter renda própria, e parte deles, usaram de esperteza para receber conforto material, e estes resolveram se casar com as estrangeiras mais abastadas, sendo as samaritanas e foram morar na Samaria.

Neemias e Esdras, foram duros, entendendo que só os que passaram pela purificação, voltando do cativeiro da Babilônia ,erá considerados Judeus, o resto para ser considerado judeu, precisava se converter as exigências, abandonando suas esposas estrangeiras, ou ficava fora, excluído da comunidade. 

Obs: Em síntese estamos começando a reflexão semanal, para chegar até o nascimento, vida pública, morte e ressurreição de Jesus Cristo, com a linguagem que nos provoca a pensar..

Nossa Reflexão: 1° Parte
Tarcísio Cirino 
28-06-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário