IGREJA TEM 20 NOVOS CARDEAIS.
Papa Francisco presidiu, na manhã deste sábado, na Basílica Vaticana, o Consistório Ordinário Público de 2015, durante o qual foram criados 20 novos Cardeais, 15 Eleitores e 5 Eméritos, provenientes de 14 países. Quatro deles contam pela primeira vez com uma sede cardinalícia: Cabo Verde, Panamá, Tonga e Myanmar (Birmânia), o que reforça a diversidade e universalidade do Colégio dos Cardeais.
Durante o Consistório o Santo Padre entregou a cada um dos 20 novos Cardeais o barrete cardinalício, o anel e o título ou diaconia de pertença a uma Igreja de Roma. Aos 3 novos Cardeais dos Países de língua portuguesa couberam as seguintes diaconias: D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente: Sant’Antonio in Campo Marzio; D. Arlindo Gomes Furtado: San Timoteo; D. Júlio Duarte Langa: S. Gabriele dell’Addolorata.
Com a realização deste Consistório, o segundo do Pontificado do Papa Francisco, o Colégio Cardinalício fica agora composto de 227 Cardeais, dos quais 125 eleitores e 102 não-eleitores. Os Cardeais provenientes da Europa são 118; da América do Norte, 27; da América do Sul, 26; da América Central, 8; da Ásia, 22; da África, 21 e da Oceania, 5. 14-02-2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário