domingo, 31 de outubro de 2021

A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O MISTÉRIO DA SALVAÇÃO.

Vivemos na nova era das tecnologias da 4° ou 5° revolução industrial e diante da inteligência artificial robótica que está no jardim da infância e vem crescendo, isso, vai mudar radicalmente o mundo tal qual conhecemos e os pobres serão excluídos do trabalho na casa comum(planeta) para dar lugar aos robôs.

Toda revolução, muda os rumos da humanidade para o bem ou para o mal e vai transformando a cultura da sociedade através dos pilares da política, economia, religião e diante da conjuntura social, eclesial de nosso tempo o cristianismo já não impacta ou atraem a juventude e os ramos do espiritismo de Alan Kardec é o que mais cresce em massa no tecido social em meio as nanotecnologias, em tempos onde ideólogos frustrados estão mais preocupados em saber se você é de esquerda, direita ou centro e qual é a linha de sua teologia?

Dito isso, é possível que os amigos esteja pensando, mais como chegamos a esse ponto? 

E o que fazer para que a nossa geração e as demais, tenham um final feliz no reino de Deus?

Parece que o caminho é a espiritualidade em tempos onde a cruz assusta os dominadores do mundo e nossa catequese dominical por vezes fica nas nuvens mostrando um romantismo da vida pública do filho do Eterno e não encarna a realidade da conjuntura atual com os pés no chão na profundidade do mistério da salvação.

De nossa parte em síntese com essa introdução, penso em levar o amigo leitor a reflexão: em um momento histórico bastante conturbado em que a nação se encontrava nas profundezas do declínio espiritual, com o povo sendo oprimido pelos filisteus nos últimos anos em que Israel era governado por juízes.

Uma mulher estéril após a oração no santuário é agraciada com a bênção de um filho e este será chamado Samuel e mais tarde, vai se comunicar como profeta, que foi escolhido do meio do povo e fala em nome de Deus.

Samuel após conversar com Javé, diante da opção do povo, por um novo sistema de governo; fez a unção de Saul para ser o rei da nação e este governante no transcorrer do tempo sentiu que Deus se afastou de si e não se comunicava mais consigo e assim perdidão em meio ao sistema de governo e diante da morte do profeta Samuel, o rei Saul ficou com medo e as escondidas a noite foi consultar os mortos através de médium. 

Essas práticas que são condenadas em Deuteronômio, Levítico, se mantiveram durante o tempo em uma espécie de sincretismo religioso e estava presente no tempo de Jesus e a partir dai em uma reflexão ou estudo mais aprofundado, podemos compreender a revolta do Senhor Jesus ao entrar em Jerusalém e visualizar a problemática, que culminou soltando o braço e quebrando as mesas ou melhor soltando o chicote nos vendilhões do templo.

Parece que a coisa foi séria e Jesus pagou o preço na cruz e ressuscitou para que possamos compreender e viver a sua mensagem.

Na próxima publicação daremos sequencia a reflexão.

Nossa Reflexão: Tarcísio Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário