sexta-feira, 27 de outubro de 2017

CURITIBA DESDE O ANO 2000: TRABALHA CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

                                             

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

A iniciação à vida cristã, vem sendo trabalhado em Curitiba, desde o ano 2000, onde Paróquias Missionárias preocupadas com a formação dos  adultos que não possuí os sacramentos da iniciação à vida cristã, passa por uma catequese catecumenal e o catecúmeno é transformado no momento que tem um encontro pessoal com Jesus Cristo e passa a viver uma nova vida social na comunidade eclesial. 

Pe.Carlos Luis Bacheladenski CM: Na escola bíblica Jesus de Nazaré, trabalhou o tema e relembrou com orgulho e alegria o trabalho da Paróquia Santa Cândida, que foi uma das primeiras Paróquias no Brasil a iniciar a catequese da iniciação a vida cristã, com o liturgo Pe.Gilson Camargo CM. 

Tarcísio Cirino: De fato com as missões que aconteceu a nível de arquidiocese de Curitiba, no ano 2000 a Paróquia Missionária de Santa Cândida, se colocou em estado permanente de missão, tendo como um dos objetivos principal a catequese de iniciação à vida cristã, através do rito da iniciação que foi fortalecido a partir de 2005, com o Pe.Simão Valenga CM, que motivou o rito da iniciação à vida cristã, conforme motivação do antecessor e trabalhou a organização e setorização da Paróquia com a organização das áreas missionárias, com foco na catequese bíblica, promovendo o levantamento das famílias que não possuí  os sacramentos da iniciação à vida cristã, integrando a catequese com as coordenações das áreas missionárias que encaminha os candidatos da iniciação à vida cristã a coordenação da catequese catecumenal, Pastoral do batismo das comunidades, para receber a catequese sendo motivados a participar dos "grupos de reflexão ou grupos de famílias"  onde acontece a leitura orante através do subsidio de evangelização Caminhando, com os iniciados colocando a Paróquia em estado permanente de missão, modelo de evangelização que foi levado a outras Paróquias da arquidiocese de Curitiba e no Brasil.

No momento atual o Pároco: Pe.André Marmilicz CM, motiva o projeto missionário da Paróquia de Santa Cândida, iniciado no ano 2000, e tem como um dos objetivos motivar a Pastoral da acolhida, para fortalecer ainda mais todo o projeto missionário de uma igreja em estado permanente de missão.

 Selecionamos uma parte da palestra no vídeo à cima, com Pe.Carlos Luis Bacheladenski CM. que relembra sua experiência em Santa Cândida e fora do Brasil, no que se refere ao rito da iniciação á vida cristã. 


Segue a baixo texto com orientações da CNBB.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. O texto foi aprovado pela 55ª Assembleia Geral da CNBB e recebe o número de 107 da coleção azul da Conferência. Aos catequistas e responsáveis pela animação pastoral das dioceses e comunidades está disponível um material com slides para trabalhar o texto.
Já no primeiro capítulo o texto apresenta o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João. Em seis passos o documento apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Jesus.
O documento oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011. Para os bispos, a dedicação em torno da temática revela o propósito de “buscar novos caminhos pastorais e reconhecer que a inspiração catecumenal é uma exigência atual”. Ela permitirá formar discípulos conscientes, atuantes e missionários.
“A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas”, escreveu o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, na apresentação do documento.
Para dom Leonardo, o texto “expressa o caminho que a Igreja no Brasil percorre, iluminada pela Palavra de Deus e pelo Documento de Aparecida, aprovado pela V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, realizada há 10 anos. “Assumindo sempre mais as orientações de Aparecida e do papa Francisco, nossas igrejas particulares, nossas comunidades, nossas famílias e todas as pessoas batizadas serão testemunhas da alegria do Evangelho”, acredita dom Leonardo.
Material de apoio
A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB disponibilizou uma coleção de slides para auxiliar as formações. São cinco apresentações relacionadas à introdução e a cada capítulo do texto. O material possui citações de parágrafos do texto e ilustrações que facilitam a compreensão e a didática de exposição por parte dos assessores de encontros formativos.
As cinco apresentações, em formato PowerPoint, estarão disponíveis para download aqui.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário