domingo, 8 de setembro de 2024

FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DO ETERNO.

Nos dias de surdez ou amanhã, em meio á  fragmentação da fé, não é fácil escutar a Palavra, entender e compreender a ação do Eterno, sem antes, fazer memória da vida eclesial.

Por vezes, recebemos em nossa caixa de mensagens, perguntas de porque a missão da igreja entrou na UTI e ficou como que adormecida na organização e promoção de evento turístico, levando o clero e turistas da fé a tomar banho de sol pelo centro da cidade na solenidade de Corpus Christi?

Parece que quanto maior o marketing, para levar o público das diversas localidades ao aquário, se acredita que o evento está atingindo a evangelização.

Fazei isto em memória do Eterno..

Caminhando pelas comunidades em especial na Igreja doméstica, muitos dizem e nos leva a pensar que a desconstrução do processo de evangelização, começou quando o rádio e meios de comunicação em busca de audiência, começaram a fazer, o que era especifico da Igreja doméstica, através das novenas de Natal e outros eventos de reflexão, oração, e isso replicado através dos gurus da comunicação nas redes sociais, deixou ás pequenas comunidades, sem chão.

A Igreja que promove ás vocações.

Em tempos do saudoso bispo auxiliar de Curitiba, Dom Dirceu Vegini, e ajuda de diversas lideranças, Padres, Movimento de Capelinhas, promovemos o 1° encontro com todas ás lideranças e Pastorais da Região Episcopal Norte, onde o bispo denominou o encontro como á 1° assembleia do Povo de Deus e esse encontro mais tarde ficou conhecido como EREN, de onde em síntese, é oportuno fazer memória, que os últimos (4) Padres, que foram chamados a ser Bispo em Curitiba, trabalharam nessa região e fizeram parte do EREN.

Interessante fazer memória, que precisávamos promover um encontro do Movimento de Capelinhas em uma Paróquia do Setor Colombo, e o assessor eclesiástico do movimento naquele momento, não tinha disponibilidade para a data do encontro, e a partir dai, ás coordenações do movimento disseram: vamos cancelar o encontro do setor e deixar para o próximo ano e então sugeri; conheço um Padre do Setor Colombo que gosta bastante de Nossa Senhora, então, se vocês aprovarem, posso conversar com o CCP da Paróquia, para estender o convite para esse Padre realizar o encontro e ai se o Padre tiver disponibilidade e concordar, não tem necessidade de cancelarmos o encontro do Setor Colombo.

O Padre concordou em fazer o encontro e passado cerca de 3 meses do encontro, foi nomeado pelo Papa Francisco a ser Bispo.

Todos os anos faço a leitura da análise de conjuntura que á CNBB realiza, e fico á pensar, na memória da vida das comunidades de Fé, será que já não é momento de esquecer um pouco ás redes sociais e valorizar mais a história das comunidades, pois é ali que o Espirito do Eterno se manifesta através da partilha e da Palavra.




Nossa Reflexão: Tarcisio Cirino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário