quinta-feira, 11 de julho de 2013

ASSEMBLEIA GERAL ARQUIDIOCESE DE CURITIBA ( 17° PLANO DA AÇÃO EVANGELIZADORA ARQUIDIOCESE CURITIBA 2011-2015 )

   

Arquidiocese de Curitiba elabora seu 17º Plano de Ação Evangelizadora ( RETROSPECTIVA)

domviticuritibaPárocos e animadores da evangelização da arquidiocese de Curitiba (PR) se reuniram neste último domingo, dia 20 Novembro, em Assembleia Geral para a aprovação do 17º Plano de Ação Evangelizadora.
A Assembleia foi realizada na paróquia São José do Capão Raso e conduzida pelo coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora, padre Rivael de Jesus Nacimento que apresentou o novo plano. Participaram da mesa o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, os bispos auxiliares, dom João Carlos Seneme e dom Rafael Biernaski, o vigário episcopal, padre Jair Jacon, o coordenador da Ação Evangelizadora e a coordenadora da Pastoral da Saúde, Ireonilda Machado.
curitiba2Dom Moacyr acolheu os mais de 500 presentes. Ele fez um breve resumo de todo o processo de formulação do 17° Plano. “Foi um trabalho árduo, por isso agradecemos ao padre Rivael que tanto se dedicou e a vocês que colaboraram para que o plano se torne uma realidade”, infocou.
A Assembleia foi intercalada por momentos de espiritualidade, orientados pelos padres da Comissão Bíblico Catequética, Roberto Nentwig e Luciano Tokarski.
Ao final, o padre Alex Cordeiro, assessor do Setor Juventude falou sobre os preparativos para o acolhimento dos jovens peregrinos na Pré-Jornada Mundial da Juventude em Curitiba, em 2013, e da necessidade de apoiar os jovens desde já na missão evangelizadora que lhes é confiada.
Sobre o 17° Plano da Ação Evangelizadora
Em consonância com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), lançadas em maio pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o 17º Plano foi montado através da contribuição de toda a arquidiocese e é composto por cinco urgências e pistas de ação pastoral.
A contribuição ocorreu por meio de assembleias com párocos, paróquias e setores. Desde maio deste ano, estas instâncias discutem sobre as cinco urgências pastorais que a Igreja do Brasil trouxe nas novas Diretrizes. Tais urgências contemplam: Igreja, em estado permanente de missão; Igreja, lugar de iniciação cristã; Igreja, lugar de animação bíblica; Igreja, comunidade de comunidades; Igreja, ao serviço da vida.
Com o término da Assembleia, o 17º Plano da Ação Evangelizadora será entregue como livreto aos párocos e lideranças de animação das comunidades e ficará também disponível no site da arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário