domingo, 4 de março de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA 2012

Campanha da Fraternidade de 2012
Tema: “Fraternidade e Saúde Pública”
Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo 38,8)
Objetivo Geral da CF 2012
Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
Objetivos Específicos
a) Estimular e fortalecer a mobilização popular em defesa do SUS, orientando a população usuária e as comunidades sobre seus direitos e promover a participação nos espaços de controle, fiscalização e deliberação das políticas públicas de saúde para:
1) disseminar conhecimentos básicos sobre saúde pública e Sistema Único de Saúde;
2) divulgar as diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde;
3) motivar para o uso consciente, organizado e cuidadoso dos serviços públicos de saúde.
b) Divulgar boas experiências de implementação das políticas públicas de saúde, quer por sua eficiência e eficácia, quer pelo respeito às diversidades regionais, quer pelo estímulo à participação cidadã.
c) Promover a formação, a troca de experiências e a capacitação de lideranças nacionais e regionais no tocante à participação da comunidade no SUS, visando sensibilização à prática da cidadania no trato da coisa pública, como a atuação qualificada para melhorar a saúde da população.
d) Mobilizar a sociedade para atuar junto aos governos para aumentar os recursos aplicados na área da saúde, garantindo, pelo menos, o investimento previsto nas constituições federal, estaduais e municipais.
O texto base apresenta a descrição da realidade da saúde no Brasil, sua fundamentação bíblica e espiritual. Apresenta sugestões para a ação transformadora no mundo da saúde.
Apresenta também, três conceitos importantes: 1) O cuidado com o doente; 2) A prática de hábitos de vida saudável; 3) Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.
No Brasil, temos um sistema de saúde considerado um dos melhores do mundo, o SUS. Para que o SUS de fato se efetive enquanto sistema amplo de promoção da saúde, faz-se necessários investimentos financeiros, materiais e de pessoal. Estamos muito distante do SUS ideal, até mesmo o serviço básico de saúde curativa, infelizmente, não temos organizado e funcionando: sucateamento dos equipamentos para exames; poucos profissionais para o atendimento a população; necessidade de humanização do atendimento; superlotação dos hospitais; terceirização de alguns setores do SUS; falta de cumprimento da carga horária de alguns profissionais; desvios de recursos da saúde, etc.
A CF 2012 quer provocar essa reflexão entre nós, para isso se propõe: refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.
Para agir coletivamente para a promoção da saúde e do SUS:
Conhecer e divulgar a Carta dos Direitos de Saúde a população e comunidades;
Participar dos Conselhos Municipais de Saúde e/ou Conselhos Locais de Saúde, na luta pela efetivação do SUS e controle social;
Procurar ter hábitos sadios, exercitando-se, consumindo alimentos saudáveis, produtos naturais e fitoterápicos;
Fortalecer o trabalho da Pastoral da Saúde nas comunidades e paróquias.
Para que a CF 2012 seja eficaz e atenda aos seus objetivos, é importante que as paróquias se empenhem e assumam ações concretas que garantam mudanças significativas na saúde pública.
Fonte: Texto base e Encarte do Jornal Missão Jovem n. 274

Pela equipe da CF 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário