terça-feira, 17 de julho de 2012

A DESPEDIDA ( DOM LADISLAU BIERNASKI CM )


Missionariedade no centro da Igreja


Papa aos verbitas: missionariedade no centro da Igreja. Ouça!



RealAudioMP3 

Nemi (RV) - Bento XVI fez esta manhã uma breve visita à casa dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas) em Nemi, onde estão reunidos em Capítulo. Trata-se da mesma casa que o acolheu, em 1965, durante os trabalhos do Concílio Vaticano II na qualidade de perito conciliar.

O Papa foi recebido pelo atual Superior dos Verbitas, Pe. Antonio Pernia, e pelo recém-eleito, Padre Heinz Kuluke, e pelo Conselho da Congregação. Na capela do Centro "Ad Gentes”, rezou na companhia de todos os capitulares e cumprimentou pessoalmente cerca de 30 deles. Em seguida, conheceu o Centro, passeou pelo bosque, de onde se pode admirar o Lago Nemi.

Esta visita partiu de uma iniciativa do próprio pontífice para recordar que, em 1965 – de 29 de março a 3 de abril –, ficou hospedado para preparar junto a outros peritos (quatro bispos e cinco teólogos) o último esboço do Decreto conciliar "Ad Gentes".

Cerca de 150 sacerdotes verbitas, provenientes de 68 países, estão reunidos para seu 17º Capítulo, representando 6.100 missionários espalhados em todo o mundo, nos cinco continentes.

O Centro "Ad Gentes" é a casa que os missionários do Verbo Divino, em especial o então Superior-Geral Padre Johannes Schütte, construíram em 1960 como local onde todos os missionários verbitas, depois do Concílio Vaticano II, pudessem transcorrer um momento de renovação.

Depois, esta casa se tornou para muitos institutos religiosos também um local de encontro e de exercícios espirituais.

Em um discurso improvisado, Bento XVI recordou o tempo que passara na cada dos missionários.

“O dinamismo missionário vive – e vive somente – se existe a alegria do Evangelho, se estamos na experiência do bem que vem de Deus e que deve e quer se comunicar. Que as mesmas forças inspiradoras do Espírito Santo que nos acompanharam naqueles tempos (do Concílio Vaticano II) estejam novamente presentes entre vocês que vos ajudem a encontrar a estrada para a vossa Companhia para a missão do Evangelho ad gentes para os próximos anos”.

Logo após a visita do Papa, o Programa Brasileiro contatou o Padre José Boeing, que participa deste 17º Capítulo, e que contou como foi a experiência: RealAudioMP3 

O Padre Anselmo Ribeiro cumprimentou pessoalmente o Pontífice e falou a Bento XVI que o Brasil aguarda a sua visita em 2013:RealAudioMP3 

A ultima vez que conversei com Pe.Fabiano Kachel, no Comidi  ele me disse que estava bastante feliz com o trabalho das Missões em Santa Cândida, devido o fato dele ter seus familiares em Santa Cândida, as noticias que chegava a ele as Missões ia muito bem e assim nos Parabenizou a todos da Paróquia pelo trabalho Missionário! Desta forma estivemos presente na Santa Missa, para rezar e registrar o fato na história da Igreja em Santa Cândida! Tarcisio
Aconteceu nesta manhã do dia 26 Março ás 9:30 h da manhã a Missa de Corpo presente do Pe.Fabiano Kachel, participaram da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Arquidiocese de São José do Pinhais Dom Ladislau Biernaski, o Bispo emérito da Arquidiocese de Curitiba Dom Pedro Fedaldo, o Provincial do Verbo Divino, o Pe.Savio de Brasília Coordenador da POM, e diversos Padre co irmãos e amigos do Pe.Fabiano alem de seus familiares que são da Paróquia Santa Cândida, onde nasceu o missionário Pe.Fabiano Kachel, durante a homilia de Dom Ladislau Biernaski o Bispo de São José dos Pinhais, estava bastante emocionado diante do fato a perda do amigo e missionário da Diocese, emocionado o Bispo Dom Ladislau citou a pergunta dos dissipulos a Jesus quem sentará do lado direito ou esquerdo na mesa; e o Bispo disse que não importa o importante é que o Padre Fabiano Kachel está la no Céu; e continuou dizendo que Jesus  diante dos dissipulos foi para o Pai, para a sua morada e prometeu aos dissipulos uma casa uma morada, agora o Pe.Fabiano esta lá em sua casa em sua morada; se é do lado direito ou esquerdo não importa o importante é que está no Céu! O apostolo Paulo bem disse; que somos cidadãos do Céu andando sobre a terra e de fato somos a partir dos Sacramentos da iniciação, onde passamos a ser cidadãos Livres, como os cidadãos do Céu. O Pe.Fabiano Kachel deixou uma grande obra escrita através de livros, e eu confesso disse o Bispo Dom Ladislau Biernaski, estou em divida com o Padre Fabiano com o trabalho das missões onde o Pe.Fabiano tinha um planejamento de 3 anos para a Diocese; E eu espero agora que alguém assuma este trabalho, com o mesmo carinho e humildade que tinha o Pe.Fabiano Kachel e assim se concluiu a homilia do Bispo da Diocese de São José dos Pinhais.









Pe.Fabiano Kachel, o amigo Missionário
Faleceu hoje, dia 25, o Pe. Fabiano S. Kachel. Nascido dia 7 de janeiro de 1923 em Curitiba, Paraná, foi ordenado sacerdote no ano de 1948 na Congregação do Verbo Divino.

Até então foi responsável pelas Pontifícias Obras Missionárias na Diocese de São José dos Pinhais-PR. Com muita alegria e motivação incentivou a Infância e Adolescência Missionária no Brasil, sobretudo no Regional Sul II, de modo particular em Curitiba e na mais recente Diocese de São José dos Pinhais, motivando também as Obras da Propagação da Fé, de São Pedro Apóstolo e União Missionária.

Graças ao seu gesto de doação, a Biblioteca das POM foi reinaugurada no dia 05 de fevereiro deste ano, depois de ter recebido parte do precioso acervo pessoal do Pe. Fabiano, o que a tornou uma das melhores do Brasil na área de Missiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário