domingo, 16 de dezembro de 2012

MISSA DO ANIVERSÁRIO 72 ANOS DOM MOACYR JOSÉ VITTI.


Dom Moacyr José Vitti, arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, celebrou hoje, dia 30 de novembro, 72 anos de vida. O aniversário foi celebrado com uma Missa solene na Catedral Basílica presidida por ele, às 18 horas, e co-celebrado com a presença do clero arquidiocesano e os Bispos auxiliares Dom Rafael Biernaski, Dom Carlos Seneme, o Bispo de Ponta Grossa Dom Sergio Artur Braschi, o Bispo Presidente do Regional Sul 2 CNBB Dom João Bosco Barbosa Ofm e o Bispo emérito Dom Pedro Fedalto; Em resumo durante a homilia Dom Moacyr José Vitti, agradeceu a Deus por ter nascido em uma família de Fé, e pela congregação dos Estigmatinos que o acolheu ainda jovem e fez um breve resumo de sua trajetória na vida sacerdotal Episcopal. Em nome do clero da Arquidiocese de Curitiba e as 10 cidades que faz parte da Arquidiocese Pe.Rivael de Jesus dirigiu uma palavra ao Arcebispo em agradecimento a Deus pelo dom da vida. O Presidente do Regional Sul 2 CNBB também parabenizou o Arcebispo em nome do demais Bispos e o Vice Prefeito de Curitiba, destacou a importância da Igreja no trabalho social e o bem que faz e parabenizou Dom Moacyr José Vitti.
Sobre o arcebispo - Dom Moacyr nasceu no dia 30 de novembro de 1940 em Piracicaba - SP. Entrou para o Seminário em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto, fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa em Casa Branca - SP. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas.



Fez sua Profissão Perpétua em 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade em Campinas - SP, no ano de 1967. Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e, em seguida, Provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.


Doutorou-se em Teologia na Universidade “Angelicum” de Roma. Foi nomeado pelo Vaticano como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba em 18 de novembro de 1987. Sua ordenação episcopal realizou-se em Americana- SP, em 1988.


A nomeação de Bispo Diocesano de Piracicaba foi no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
A 19 de maio de 2004 foi nomeado Arcebispo de Curitiba, tomando posse a 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Foto Tarcísio

Nenhum comentário:

Postar um comentário