sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PE.BENEDITO GRZMKOWSKI SCHR, MISSA CORPO PRESENTE COM DOM RAFAEL BIERNASKI E DOM PEDRO FEDALTO.


Na manhã desta Terça Feira 19 Fevereiro 2013, aconteceu ás 9 horas da manhã a Missa última com a despedida do Corpo do Pe.Benedito , com a  presença de diversos Padres amigos e co-irmãos  de outras congregações e diocesanos; Com a participação do Consul da Polônia e muitos Paroquianos, o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Rafael Biernaski presidiu a Santa Missa a pedido do Arcebispo Dom Moacyr José Vitti que visitou o Pároco na tarde desta Segunda Feira dia 18 Fevereiro.

Durante a homilia Dom Rafael Biernaski, lembrou alguns momentos que teve com Pe.Benedito, mais de modo especial a cerca de um ano, quando Dom Rafael Biernaski, visitou a Paróquia, para a Missa de inauguração das imagens que foram feitas na parede que dá de fundo para o Altar, onde esteve junto com Pe.Benedito.



Na noite chuvosa desta Segunda Feira 18 de Fevereiro, ás 20 horas na Paróquia São João Batista no bairro Tingui, Curitiba Pr, aconteceu a Missa de Corpo presente do Pe.Benedito Grzmkowski Schr, com a presença dos Padres co-irmãos e a presença do Bispo emérito Dom Pedro Fedalto, que presidiu a Missa de exéquias;  Em resumo durante a homilia Dom Pedro Fedalto, lembrou o tempo que esteve na Polônia  e lembrou a figura do Bom Pastor e assim foi o Pe.Benedido que ainda jovem ouviu o chamado e deixou a família e  tudo para trás e veio para o Brasil, onde desempenhou como missionário o papel do bom Pastor, e depois de uma vida como missionário na ultima Quarta Feira de Cinzas, com o inicio da quaresma após pronunciar "Convertei vos e crede no Evangelho" em sua última Missa, foi para junto de João Paulo II, com N.Senhora .

Dom Pedro Fedalto, ao encerrar a homilia colocou que fica triste, quando morre um Padre que soube dar testemunho da Fé.

O Pároco da Paróquia São João Batista, Pe. Zdzislaw Malczewski Schr . lembrou com outros Padres com saudade, o tempo que foram seminaristas na Polônia e a lembrança da mensagem na época de Dom Pedro Fedalto. quando em visita a Polônia em seguida o Pároco fez um breve histórico da vida do Pe.Benedito e o grande trabalho que desempenhou em diversas comunidades no Brasil e acolhida que fez ao Papa João Paulo II, na visita ao Brasil em 1980, e desta forma a comunidade São João Batista a partir de agora, começa uma história que precisa ser valorizada.

Com uma grande participação da comunidade Paroquial, bastante emocionada com o falecimento de Pe.Benedito e após um vídeo com fotos do Padre todos em Pé e lagrimas, fizeram uma grande salva de Palmas . 

Este padre polonês nasceu aos 20 de abril de 1935 em Chelmza, na Polônia e foi ordenado sacerdote aos 23 de maio de 1959 na catedral de Poznan. Depois de ordenação estudava a literatura francesa na Universidade de Poznan coroando seus estudos com o diploma de mestre em literatura em 1964.  Era professor de língua francesa no Seminário Maior da Sociedade de Cristo em Poznan.
 Em 1966 veio ao Brasil para ser missionário e realizar o carisma da Congregação religiosa Sociedade de Cristo dando assistência espiritual aos poloneses e seus descendentes. Iniciou suas atividades pastorais  na Paróquia Pessoal dos Poloneses no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo era professor na PUC-Rio e faculdade Notre Dame no Rio de Janeiro. Dava aulas em francês. Depois (nos anos de 1974-83) era superior provincial da Sociedade de Cristo e por esta razão transferiu-se para Curitiba. Nos anos de 1977 ate 2009 exerceu a função do reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. Quando renunciou do cargo de reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, o novo reitor nomeou-o para exercer a função de chanceler da Missão. Era responsável pelos preparativos do encontro da comunidade polonesa com Santo Padre o Papa João Paulo II nos dias 5-6 de julho de 1980. Em fevereiro de 1984 acompanhava a visita do Primaz da Polônia, cardeal José Glemp nas comunidades polonesas no Brasil. Aos 7 de maio de 1996 na Embaixada da República da Polônia recebeu a condecoração da cruz do Renascimento da Polônia. Em 1998 traduziu meu livro “A presença dos poloneses e da comunidade polônica no Rio de Janeiro” (299 páginas),  que foi publicada pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CESLA) da Universidade de Varsóvia, na Polônia.  Recebia varias vezes a visita do arcebispo Estevão Wesoly – delegado do Primaz da Polônia para a pastoral polônica no mundo. Este sacerdote trabalhava como pároco na Paróquia Senhor Bom Jesus em Balsa Nova-PR e Paróquia São Pedro e São Paulo. Nos últimos sete anos ajudava nas atividades pastorais na Paróquia São João Batista, bairro Tingui,  em Curitiba

Nesta terça-feira (19 de fevereiro) a partir das 8 horas da manhã a igreja ficará aberta para oração individual pelo Pe. Benedito. Às 9 horas iniciara a Santa Missa concelebrada pela alma do Falecido Padre Benedito e logo após a Missa, o corpo será levado para Bateias em Campo Largo Pr, onde no cemitério paroquial, a congregação da Sociedade de Cristo tem a capela onde já repousam alguns sacerdotes-missionário poloneses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário