segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FALECIMENTO PE.BENEDITO GRZMKOWSKI SCHR.


PADRE BENEDITO MISSÃO CUMPRIDA

 Missão Católica Polonesa no Brasil
Rua Hermínio Cardoso 119 – CURITIBA – PR
 Paróquia São João Batista – Tingui
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 1037 – CURITIBA – PR
Devo informar, no espírito da fé pascal, que nesta Quarta-feira das Cinzas – por volta das 14,10 h – SENHOR DEUS da Vida chamou para sua Eterna Morada nosso Querido Pe. Benedito Grzymkowski SChr.
 Este padre polonês nasceu aos 20 de abril de 1935 em Chelmza, na Polônia e foi ordenado sacerdote aos 23 de maio de 1959 na catedral de Poznan. Depois de ordenação estudava a literatura francesa na Universidade de Poznan coroando seus estudos com o diploma de mestre em literatura em 1964.  Era professor de língua francesa no Seminário Maior da Sociedade de Cristo em Poznan.
 Em 1966 veio ao Brasil para ser missionário e realizar o carisma da Congregação religiosa Sociedade de Cristo dando assistência espiritual aos poloneses e seus descendentes. Iniciou suas atividades pastorais  na Paróquia Pessoal dos Poloneses no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo era professor na PUC-Rio e faculdade Notre Dame no Rio de Janeiro. Dava aulas em francês. Depois (nos anos de 1974-83) era superior provincial da Sociedade de Cristo e por esta razão transferiu-se para Curitiba. Nos anos de 1977 ate 2009 exerceu a função do reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. Quando renunciou do cargo de reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, o novo reitor nomeou-o para exercer a função de chanceler da Missão. Era responsável pelos preparativos do encontro da comunidade polonesa com Santo Padre o Papa João Paulo II nos dias 5-6 de julho de 1980. Em fevereiro de 1984 acompanhava a visita do Primaz da Polônia, cardeal José Glemp nas comunidades polonesas no Brasil. Aos 7 de maio de 1996 na Embaixada da República da Polônia recebeu a condecoração da cruz do Renascimento da Polônia. Em 1998 traduziu meu livro “A presença dos poloneses e da comunidade polônica no Rio de Janeiro” (299 páginas),  que foi publicada pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CESLA) da Universidade de Varsóvia, na Polônia.  Recebia varias vezes a visita do arcebispo Estevão Wesoly – delegado do Primaz da Polônia para a pastoral polônica no mundo. Este sacerdote trabalhava como pároco na Paróquia Senhor Bom Jesus em Balsa Nova-PR e Paróquia São Pedro e São Paulo. Nos últimos sete anos ajudava nas atividades pastorais na Paróquia São João Batista, bairro Tingui,  em Curitiba.
 O Padre Benedito celebrou a S. Missa das 10 h na Quarta-feira das Cinzas. Já nos últimos  dias manifestava o cansaço e falta de forças físicas. Conversamos ainda no meu escritório até meio dia. Depois da nossa conversa amigável dirigindo-se ao elevador caiu no chão, mas logo recuperou força para dirigir-se ao seu quarto para deitar e descansar. Mais tarde subi ao 3oandar onde ele morava e vi que estava dormindo na cama. Após às 14 h subi de novo e não encontrei-o na cama. Estava deitado no chão do seu banheiro já sem vida. Ainda dei a absolvição e fiz a unção dos enfermos. Neste dia não pode celebrar a S. Missa das 19 h, pois estava com Pe. Casemiro – ecônomo da Província providenciando os documentos necessários. O Revmo. Pe. Provincial celebrou a Eucaristia na Paróquia. Retornei para Paróquia por volta das 19,50. Dirigi-me para Igreja para avisar ao Revmo. Pe. Provincial sobre planos do enterro. Antes da bênção final avisei ao povo a programação do enterro do Pe. Benedito. Ainda disse, que por volta das 21, oo h iria celebrar na igreja a primeira S. Missa pela alma do falecido Pe. Benedito.  Os fiéis surpreenderam-me com numerosa participação nesta celebração.
 Eis a programação do enterro do Pe. Benedito:
- Na segunda-feira próxima (18 de fevereiro) às 18 h o Corpo do Querido Falecido Sacerdote Benedito será trazido para a nossa igreja. Às 20 h celebraremos a Santa Missa de corpo presente. Depois haverá a vigília até às 23 h.
- Na terça-feira próxima (19 de fevereiro) a partir das 8,oo h da manhã a igreja ficará aberta para oração individual pelo Pe. Benedito. Às 9,oo h iniciaremos a Santa Missa concelebrada pela alma do Falecido Padre Benedito e logo após o corpo será levado para Bateias onde no cemitério paroquial a congregação da Sociedade de Cristo tem a capela onde já repousam alguns sacerdotes-missionário poloneses.
 Informando sobre a passagem do nosso Querido Pe. Benedito para a Casa Paterna, ao mesmo tempo convido para a oração pela alma deste Servo Fiel  de Deus e da Santa Igreja! Venham meus Estimados Irmãos e Irmãs na segunda-feira e na terça-feira rezar conosco por Ele para assim agradecermos juntos por estes 7 anos da sua presença e seu serviço realizado com amor e dedicação aqui em nossa Comunidade de São João Batista! Que DEUS O tenha consigo no Céu! 
Agradeço a todos por tantos sinais de carinho e amizade que foram-me manifestados logo após a morte do Pe. Benedito! Que DEUS bondoso Os recompense por toda esta comunhão fraterna e eclesial!
Meu abraço fraterno –
pe. Zdzislaw Malczewski SChr – pároco da Paróquia São João Batista
e reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário