sexta-feira, 19 de abril de 2013

PE.HUMBERTO SINKA CM FOI MORA NO CÉU.


Pe.Humbert Sinka nasceu em 26 de Janeiro 1935, filho de Aloizy Sinka e Emilia Krykon  e foi ordenado sacerdote em seu País no dia 08 dezembro de 1961, em Cracóvia na Polônia e já em 1962 veio para o Brasil e passou a trabalhar em suas atividades Pastorais em Mafra (SC) e em 1966 é transferido para a cidade de Irati (PR) e no mesmo ano assume o seminário da congregação da missão na Capital do estado do Paraná, Curitiba.Logo Jubileu.png

Após quatro anos a frente do seminário CM, é transferido no ano de 1970 e designado a uma nova missão em Madasgagar uma ilha no Atlântico, próximo ao sul do continente africano e lá trabalhou na missão católica vicentina em Fort Dauphim até o ano de 1975, quando foi transferido para Farafangana onde está o seminário menor inter diocesano.

No ano de 1987 a Congregação da Missão, envia novamente o Pe.Humbert Sinka, mais conhecido com Pe.Humberto a voltar trabalhar no Brasil, com o seu carisma na cidade de Sebastianópolis (SP).

Foto histórica o 1° da esquerda é Dom Ladislau Biernaski, o último a direita é o  Pe.Humberto, o celebrante é o atual vice presidente da CNBB Dom José Belisário OFM, na ordenação episcopal Dom José Carlos Chacorowski em Orleans..
Em 1990 é transferido a Diocese Paranaguá, como Pároco em Guaraqueçaba e permanece cinco anos, em seguida vai para a Diocese de Guarapuava e passa a trabalhar na Paróquia São João Batista na cidade de Prudentópolis (PR).

No ano de 1996 é transferido a capital do estado do Paraná Curitiba, a trabalhar na Paróquia Santa Cândida e ao mesmo tempo conselheiro Provincial para o grande Jubileu do ano 2000  e permaneceu  até o ano de 2003 no seminário Propedêutico, e neste ano é transferido para Angola no continente Africano, com passagem de trabalho na França, Haiti, Polônia.

No ano de 2005 o Pe.Humberto volta pela terceira vez ao Brasil e agora para trabalhar na cidade de Imbituva na Diocese de Ponta Grossa e em 2007 retorna a trabalhar em Prudentópolis. 

Ultimamente estava residindo na casa de repouso de São Miguel em Tomas Coelho (Araucária) e presidia Missa a os poloneses da Colonia Cristina e dava assistência a comunidade, e com problemas de saúde sendo internado no dia 18 de Março no Hospital Evangélico, nesta Sexta Feira do dia 05 de Abril de 2013 Pe. Humberto Sinka foi mora no Céu.

A Missa de Corpo presente acontece neste Sábado dia 06 de Abril ás 9:00 horas da manhã, na Igreja de São Miguel e o sepultamento no cemitério da Paróquia em Tomas Coelho, Araucária, Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário