domingo, 19 de setembro de 2021

O QUE FARIA SÃO VICENTE DE PAULO: DIANTE DA CONJUNTURA DO MUNDO ATUAL?

 Mês da Bíblia e com está mensagem penso levar os amigos à refletir o que faria Pe.Vicente de Paulo nos dias atuais, diante da conjuntura eclesial e das pandemias que estamos vivenciando no mundo, hoje.


Em nosso tempo, corre se o risco de nós cristãos católicos ficarmos aprisionados em uma sala, reunião ou em uma assembleia com os escritos de nossa biblioteca e esquecermos a ordem de Jesus a seus discípulos e o tesouro que possuímos através de nossa profissão de fé, esquecendo da ação do eterno na providência divina. 

Conheço um homem que chegou ao terceiro céu e viu os governos desse mundo e o seu fim.

Deus é misericordioso e fala em nosso tempo, em nossa consciência, também, através dos fatos cotidianos da história que acontecem na casa comum e são noticiados pelas mídias na sociedade e suas consequências com o fenômeno do nascer e por do sol.

Amigos; nos dias atuais alguém dizer que é católico já não significa nada e particularmente sinto que precisamos ser cristãos ou seremos mais um em meio a multidão como que um pagão.

É dentro deste contexto que nos dias atuais precisamos da ação do espirito missionário cristão de São Vicente de Paulo.  

Pe.Vicente de Paulo não foi analfabeto institucional e soube com sabedoria fazer a leitura do tempo, sendo o protagonista do coração do evangelho e com a força da boa notícia, alimentou os mais pobres em suas necessidades materiais e espirituais. 

E como sair da paralisia e construir o reino do eterno?

Nos últimos 20 anos, uma Paróquia Vicentina foi uma das pioneiras no rito do catecumenato com o Pe.Gilson Camargo CM e no transcorrer da década para aumentar o número de catecúmenos e obras da Fé, aconteceu um projeto missionário denominado: Áreas Missionárias que revolucionou a Igreja doméstica no setor e outras regiões fora de Curitiba, germinando catecúmenos na Paróquia Vicentina até o momento atual através da ação missionária bem organizada que teve início com a motivação: Pe.Marcos Gumieiro CM e o Pároco: Pe.Simão Valenga CM. 

Nos últimos anos em especial com a pandemia e falecimentos nas áreas, muitos se desmotivou.

Sugestão 2022: As Irmãs Vicentinas com a Imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa poderia fazer o oratório e assim se possível com ajuda do Pe.Marcos Gumieiro, Pe.Simão Valenga, que são conhecedores do projeto das Áreas Missionárias e demais co-irmãos, poderia dar ênfase, melhorando e motivando o trabalho missionário em todas Paróquias Vicentinas e assim até: São Vicente de Paulo, Nossa Senhora e seu filho Jesus, vem ao nosso encontro nos ajudar e agradecer com um forte abraço ás iniciativas e motivações da construção do reino de Deus. 

Nossa Reflexão: Tarcísio Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário