quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONHEÇA A HISTÓRIA DA VIRGEM E MARTIR SANTA CÂNDIDA.


 Olá amigos é com bastante alegria e emoção, neste ano em que nos preparamos para o Jubileu da Paróquia Santa Cândida que informo, que no último dia 28 de Março ás 18 horas! O Coordenador Missionário do Movimento de Capelinhas da Paróquia Santa Cândida, encontrou a Igreja onde está o Corpo Santo de Santa Cândida retirada das Catacumbas Romanas; Alguns fiéis tinha dúvida se realmente existiu a Santa e se de fato éla foi batizada por São Pedro! Sim a Santa Cândida Virgem e Mártir foi batizada por São Pedro! Ela é linda parece uma Princesa, e o seu Corpo Santo é semelhante a Imagem que a Paróquia Santa Cândida, possui em seu Altar doada por D.Pedro II. Neste momento você está diante do Corpo Santo da Virgem e Mártir Santa Cândida, Batizada pelo Apostolo São Pedro; Rezemos ... Conheça agora um pouco mais da historicidade da Santa, confira a baixo. 
Santa Cândida
A primeira referência sobre Santa Cândida foi encontrada no Calendário da Igreja de Córdoba e em alguns documentos da antiga Galícia, ambas na Espanha. Mas, foi pela tradição cristã do povo napolitano, na Itália, que se concluiu a história desta Santa.

A vida cristã de Cândida iniciou quando ela foi convertida, segundo essa tradição, pelo próprio apóstolo Pedro de passagem por Nápolis. Naquela época o Apóstolo, com destino a Roma atravessou Nápolis onde a primeira pessoa que encontrou na estrada foi a pequena Cândida. Percebeu imediatamente que a pobre criança estava doente. Parou e lhe perguntou se conhecia a palavra de Jesus Cristo. Diante da negativa e em seu ardor de levar a mensagem do Evangelho, Pedro lhe falou da Boa Nova, da fé e da religião dos cristãos; curou-a dos males que sofria e a converteu em Cristo.

Assim Cândida foi colhida pela luz de Deus e curada do físico e da alma. Chegou em sua casa falando sobre o Cristianismo e contando tudo o que o Apóstolo Pedro lhe dissera. Muito intrigado e confuso, Aspreno, um parente que a criava, saiu para procurá-lo. Quando se encontraram, com muito zelo Pedro converteu também Aspreno, que o hospedou em sua modesta casa por alguns dias. O Apostolo acabou de catequizar os dois e, em seguida, os batizou e lhes ministrou a primeira Eucaristia durante a celebração da Santa Missa. Este local recebeu o nome de "Ara Petri", que significa Altar de Pedro. Depois, antes de partir, o Apóstolo consagrou Aspreno o primeiro Bispo de Nápolis e pediu para a pequena Cândida continuar com a evangelização, salvando as almas para Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aquele lugar onde fora celebrado a Santa Missa por São Pedro, tornou-se de grande veneração por Cândida. Ela deixou seu lar com todos os confortos, preferindo passar seus dias numa gruta escura nas proximidades de "Ara Petri". Alí vivia em penitência e oração, catequizando e convertendo muitos pagãos. Após alguns anos, o número de cristãos havia aumentado muito. Por isto, quando o imperador romano ordenou as perseguições contra a Igreja, os convertidos foram obrigados a fugir ou se esconder. Então, o Bispo Aspreno embarcou Cândida junto com outros cristãos, com destino à Cartago, no norte da África, tentando mantê-los a salvo da implacável perseguição, mas não conseguiu. Foram alcançados, presos e torturados. Cândida foi levada a julgamento e condenada a morte porque se negou a renunciar a fé em Cristo.

No Martirológio Romano, encontramos registrado que a virgem e mártir cristã Cândida morreu no Anfiteatro dos martírios de Cartago. Suas relíquias, encontradas nas Catacumbas de Priscila, agora estão guardadas na igreja Santa Maria dos Milagres, em Roma.

Muitos séculos mais tarde, pesquisas arqueológicas feitas na cidade de Nápolis, encontraram no local "Ara Petri" um antigo cemitério de cristãos. O fato colocou ainda mais devoção sobre a figura de Santa Cândida, eleita pelos fiéis como padroeira das famílias e dos doentes. Ela recebe as tradicionais homenagens litúrgicas confirmadas pela Igreja,  venerada em Roma, na igreja de santa Praxedes , aonde o corpo foi transladado pelo papa Pascoal I, o seu nome consta e uma epígrafe (inscrição) escrita quando o papa ainda vivia, junto com o de outros mártires ali sepultados. Comemora-se  no dia 20 de Setembro. Não se sabe se era natural de Roma, nem se deve identificar-se com outras santas do mesmo nome e da mesma cidade. (texto extraído do livro "Bibliotheca Sanctorum, Instituto Giovanni XXIII nelle Pontificia Universitá Lateranense - 1963 - Vol. III - pg. 734:).
A virgem e mártir Santa Cândida, a padroeira da Paróquia Santa Cândida em Curitiba - Paraná, é festejada no dia 29 de agosto.  Estudo feito; Tarcísio Cirino

8 comentários:

  1. Santa Cândida-rigai por nós-´-minha familia-esp,o mano Rodolfo e familia, poe minha prima Ceci e suas intenções particulares-p-doentes do mundo inteiro,amé,-ps-rogai -vigario da Paroquia Santa Candida, n bairro do Ipiranfa e seus paroquianos-em São Paulo-amé,,obg,aldina



    ResponderExcluir
  2. Sou de uma capela de campo mourão Paraná gostaria de receber mais noticias de Santa cândida

    ResponderExcluir
  3. Minha Avó materna tem o nome Cândida. Ela foi realmente um exemplo de ser humano, religiosa, católica e cuidadora da família. Nos deixou um grande legado de Amor e fraternidade.

    ResponderExcluir
  4. sou de campo morão tinha uma irmã por nome de candida , hoje fui chamado para pregar na capela samta candida , hoje de madrugada em um momemto forte de imtercessão pedi o que deus queria de mim hoje , logo de manhã fui surpreemdido com um convite para pregar na capela , estou desde terça feira buscando , sobre uma samta loira que me veio em oração ,algo deus tem para hoje , samta candida rogai por nossas familias e nosso doemtes

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Santa Cândida pelas graças alcançadas pela minha família. Nos proteja sempre de todos os males e nos mostre o caminho da beleza divina. amém.

    ResponderExcluir
  6. O homem é eterno em todos os seus ângulos existencial , pois ( ANTES DE VOCÊ NASCER , SEU NOME ESTÁ ESCRITO NA PALMA DE MINHA MÃO ) , Os santos são os vetores divino de aonde se jorram as felicidades eterna da alma . Cloves Luz de Oliveira = Para de Minas = MG = 15/09/2020

    ResponderExcluir