terça-feira, 16 de agosto de 2011

TRANSMISSÃO NA INTEGRA DA ABERTURA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.

destaqueCongressoNovo_370x130


Mitra da Arquidiocese de Curitiba



Jornada Mundial da Juventude tem início nesta terça-feira 
Cerca de 300 jovens partiram de Curitiba rumo à Madrid


Tem início nesta terça-feira (16), até o dia 21 de agosto, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid (Espanha). É cada vez mais intensa a movimentação de jovens de todo o mundo na capital espanhola.
Partiram do Brasil cerca de 10 mil jovens, segundo estimativa da assessoria de imprensa da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De Curitiba partiram aproximadamente 300, que se organizaram de forma independente. Agentes de pastoral da Comissão da Juventude da Arquidiocese orientaram e motivaram os jovens para a Jornada. Uma das iniciativas foi a realização da primeira Jornada Diocesana, em Curitiba, que reuniu cerca de 500 jovens no mês de julho deste ano.

A Jornada Mundial da Juventude, que acontece de dois em dois anos, é uma das maiores reuniões de fiéis católicos de toda a história da Igreja. “É maravilhoso saber que estamos fazendo história. Os jovens evangelizam e são evangelizados. Há um grande clima de festa, fé e comunhão universal”, comemora o padre e coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba, Alexsander Cordeiro Lopes.

No Centro de Exposições IFEMA (Feria de Madrid), um batalhão de voluntários realizam as inscrições dos jovens que recebem uma mochila com material para a Jornada. No ato da inscrição, cada pessoa paga por uma taxa que varia de 30 a 210 euros, conforme as diversas opções oferecidas pela organização: alojamento e alimentação; só inscrição e refeições; inscrição e alojamento, sem refeição; ou apenas inscrição.

Na mochila de cada participante inscrito há pelo menos 15 itens como, por exemplo, um livro-guia com as principais informações sobre a Jornada, além de dados sobre a Espanha e a capital, Madrid. Há também um exemplar do youcat, um catecismo para jovens católicos, com o prólogo escrito pelo papa Bento XVI. Outros materiais na mochila são: “O livro do peregrino”, com orações para o período da JMJ; um exemplar do Evangelho de São Mateus, em seis línguas (Espanhol, Inglês, Italiano, Francês, Alemão e Polonês), além de terço, crucifixo, boné e camiseta.

Os participantes recebem, ainda, um vale transporte que lhes dão direito a se locomover em Madri gratuitamente no período da Jornada e o crachá para os atos centrais da JMJ.

O site oficial da JMJ explica que a participação na Jornada é gratuita e que qualquer pessoa pode assistir aos atos principais, que são a missa de abertura (16), às 20h; a cerimônia de acolhida do papa, na quinta-feira (18); a via-sacra, na sexta-feira (19); a vigília, no sábado (20) e a missa de encerramento, no domingo (21). Os inscritos terão lugares reservados nestes atos.

Jovens com deficiência
Segundo o Departamento de Comunicação do evento, a JMJ de Madri será a primeira plenamente adaptada aos jovens enfermos e com deficiência. São esperados 4 mil peregrinos com deficiência, entre os quais cerca de 700 cadeirantes. Mais de 1.500 ficarão alojados em centros adaptados. Segundo a Sala de Imprensa da Jornada, estes jovens ficarão próximos ao papa nos atos centrais do evento. No dia 20, às 19h30, os jovens enfermos e com deficiência receberão a visita de Bento XVI na Fundação Instituto São José.






Mitra  da  Arquidiocese  de  CuritibaCúria Metropolitana - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário