terça-feira, 3 de abril de 2012

SAÚDE EM COLOMBO


Audiência Pública em Colombo
 Estivemos nesta noite de 29 de Março de 2012, na  Audiência Pública que aconteceu, às 20hras, na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux na cidade de Colombo,na Estrada da Ribeira – Guaraituba, participou também da Audiência o  Arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. O objetivo da audiência foi ouvir o debate e as explicações das autoridades junto à comunidade, sobre a situação da Saúde Pública em Colombo, assim como apontar soluções concretas para melhorar os serviços na área. No entanto foi triste, o que presenciamos nesta Audiência Pública, com a participação das autoridades  da cidade de Colombo, entre elas: José Antônio de Camargo, prefeito municipal, Onéas Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, Ivone Solano, secretária municipal da Saúde, Hélder Lazarotto, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Joaquim Jose Grubhofer Rauli, interventor da Santa Casa de Colombo, Juliana Bertolin Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Saúde. O debate ou as explicações das autoridades diante do quadro da saúde e onde são aplicados os recursos, se voltou e ficou focado na Santa Casa de Misericórdia de Colombo, segundo o Prefeito J.Camargo mais de 24.8 dos recursos são aplicados na saúde em Colombo, onde parte destes recursos vão para a Santa Casa, e ai o Prefeito J.Camargo não sabe como são aplicados estes recursos, lá dentro do hospital na saúde do povo de Colombo. A comunidade de Colombo, cobrou do Prefeito um Hospital próprio no Município de Colombo, e o prefeito passou a responsabilidade ao Estado. O interventor da Santa Casa, colocou que a justiça fechou o Hospital no mês de Fevereiro, diante da falência financeira da Santa Casa, por não cumprir contratos de trabalho com os médicos do hospital. As demais autoridades colocaram as diversas dificuldades que o município atravessa com o crescimento das comunidades e falta de recursos para investimento. Por último o Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, tomou a palavra e disse: Que vai conversar com o Governador do estado do Paraná, e vai pedir uma solução para a saúde em Colombo. Obs: Todos os depoimentos você vai vê aqui em vídeo, vale a pena conferir!
A iniciativa da Audiência Pública partiu do clero do Setor Pastoral Colombo, padres e diáconos, das seis paróquias de todo o município e parte de Curitiba, a saber: Nossa Senhora do Rosário (Colombo), Santa Cândida (Curitiba), Santa Teresinha de Lisieux (Guaraituba), Nossa Senhora da Saúde (Colônia Faria), Imaculada Conceição (Atuba) e Sagrada Família (Alto Maracanã).

Ações concretas
Nesse sentido, as paróquias já tomaram algumas iniciativas com gestos concretos. Além da Audiência Pública, um convênio com o HEMEPAR propiciará umacoleta de sangue com centenas de doadores no dia 31 de março, sábado. Durante todo o dia, doadores voluntários serão conduzidos,  gratuitamente, (ida e volta) da Paróquia Santa Terezinha de Lisieux ao HEMEPAR (Alto da Rua XV). Com saídas e retornos de ônibus a cada 90 minutos, a ação terá seu início às 8h e seguirá até às 16h30.
Ainda neste dia 29 de março durante todo o dia, na Paróquia Santa Teresinha, aconteceu arrecadação de óleo de cozinha e leite (em caixinha) para serem doados às instituições que trabalham com a recuperação de dependentes químicos, idosos e com crianças. Muitas destas casas precisam da ajuda da comunidade para desenvolverem seus trabalhos sociais.
“Pela facilidade e pela necessidade, faremos a arrecadação desses dois itens: óleo e leite”, explica o missionário Padre Luiz Fernando Lisboa - cp, coordenador do Setor Pastoral Colombo e pároco da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário