domingo, 21 de outubro de 2012

HOMILIA DE BENTO XVI NA CANONIZAÇÃO DE 7 NOVOS SANTOS

Informações de fontes segura que nos chega de Roma, nos informa através do postulador da causa dos santos o Mons.Enrico Dal Covolo que a canonização do Papa João Paulo I , que teve apenas 33 dias de pontificado acontecerá em breve.
Bento XVI presidiu neste domingo, na praça de São Pedro, a canonização de sete Beatos, entre os quais a primeira santa indígena norte-americana, Kateri Tekakwitha, nascida em 1656 e falecida em 1680, no atual Canadá. Tekakwitha nasceu numa localidade dos EUA hoje denominada Auriesville, e foi beatificada por João Paulo II em junho de 1980.
Esta proclamação solene de novos santos tem lugar no Domingo das Missões. É a décima celebração do género no atual pontificado. Bento XVI proclamou até agora 37 novos santos.
Entre os novos santos estão dois mártires: Giacomo Berthieu, missionário jesuíta francês morto em Madagáscar em 1896, por não querer renunciar à sua fé; o catequista filipino Pedro Calungsod, assassinado em Guam em 1672, aos 17 anos, pelo pai. que se recusou a deixar o filho ser batizado. Os outros novos santos são: - o padre italiano Giovanni Battista Piamarta (falecido em 1913); - a religiosa espanhola Maria Carmela Sallés y Barangueras (Maria del Monte Carmelo, morta em 1911); - a norte-americana Barbara Cope (Madre Marianne de Molokai, (falecida em 1918), que se dedicou aos leprosos; e - a leiga alemã Anna Schäffer (morta em 1925).

Sublinhando na homilia a feliz coincidência de celebrar o Dia Missionário com os participantes na assembleia sinodal sobre a Nova Evangelização, o Papa observou que a Palavra de Deus escutada neste domingo “mostra o estilo do evangelizador, chamado a testemunhar e a anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário