segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mês de outubro rico de eventos missionários


Cidade do Vaticano (RV) - A festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, proclamada em 1927 Padroeira das Missões com S. Francisco Xavier, marca em 1º de outubro o início do mês missionário.

Este mês tem como ápice a celebração do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo, este ano em 21 de outubro. Em algumas nações, o Dia é celebrado em outro domingo por motivos pastorais. Em todo o mundo, a Igreja Católica celebra outubro como Mês das Missões, utilizando os inúmeros subsídios que as Direções nacionais das Pontifícias Obras Missionárias preparam para recordar o dever de todo batizado de colaborar para a missão universal da Igreja com a oração e com a ajuda econômica.

Outubro foi escolhido como mês missionário para recordar a chegada ao continente americano dos europeus, que abriu uma nova página na história da evangelização.

Este ano, o mês de outubro se enriquece de alguns eventos eclesiais especialmente ligados ao tema missionário. Domingo, 7, o Santo Padre Bento XVI abrirá em S. Pedro a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada à "Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã".

Na mesma circunstância, proclamará “Doutores da Igreja” São João de Ávila e Santa Hildegard de Bingen.

Quinta-feira, 11 de outubro, se abrirá o Ano da Fé, nos 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II. Por ocasião do Ano da Fé, a Congregação para a Evangelização dos Povos e as Pontifícias Obras Missionárias lançam uma campanha mundial de oração para, através da reza do Terço, apoiar a obra de evangelização do mundo e o redescobrimento e o aprofundamento da fé por parte dos batizados.

Domingo, 21 de outubro, se celebrará o Dia Mundial das Missões. Em seu mensagem para a ocasião, o Papa recorda que "também hoje a missão ad gentes deve ser o horizonte constante e o paradigma de toda a atividade eclesial, porque a própria identidade da Igreja é constituída pela fé no Mistério de Deus, que se revelou em Cristo para nos dar a salvação, e pela missão de O testemunhar e anunciar ao mundo até ao seu regresso".

No Dia Missionário, o Papa canonizará seis Beatos, mártires e confessores da fé, entre os quais alguns missionários: Jacques Barthieu, sacerdote jesuíta, mártir missionário em Madagascar (1896); Pietro Calungsod, leigo, catequista, mártir nas Filipinas (1672); Madre Marianne (Barbara Cope) testemunha da fé no leprosário de Molokai (1918).
(BF-Fides)

Nenhum comentário:

Postar um comentário