segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Por Cardeal Fernando Filoni   
01 / Out / 2012 14:13
MENSAGEM EM ESPECIAL PARA O 0UTUBRO MISSIONÁRIO NACIONAL
Queridos irmãos e irmãs,

Com grande alegria me dirijo a cada um de vós, organizadores e participantes do mês Missionário Nacional, organizado pela Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, assim como todos e cada um dos membros que compõem a Santa lgreja no Brasil. 
Numerosas serão as comissões, comitês e conselhos que, a nível diocesano, regional e nacional, estarão diretamente implicados neste importante mês missionário. A todos eles corresponde a tarefa de desempenhar e coordenar em modo ágil, sensível e eficaz a obra de animação e cooperação missionária no Brasil, não apenas como um momento de encontro e reflexão, como também e sobretudo, para suscitar e colocar o serviço direto da missão ad gentes o maior número de energia e pessoas.

Celebrar o mês missionário, constitui, por si, um fato muito significativo, daí a Mensagem de Sua Santidade Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2012. De fato, a referida mensagem chama a atenção "a responsabilidade missionária ad gentes, de modo que a animação missionária seja o eixo transversal de toda a atividade evangelizadora". Tal chamada foi renovada também, com grande vigor, por Sua Santidade João Paulo II, em sua Exortação pós-sinodal Ecclesia in America, “... as lgrejas particulares da América estão chamadas a estender seu impulso evangelizador para além de suas fronteiras continentais. Não podem guardar para si as imensas riquezas de seu patrimônio cristão" (Ecclesia in America, 74).

Amados irmãos e irmãs, para levar a cabo e realizar plenamente ditos propósitos, sintam, hoje mais do que nunca, que é necessário percorrer um caminho de santidade, pessoal e comunitário, vivido no quotidiano, com a consciência de colaborar ativamente com a construção do Reino de Deus. Garantia de urna eficaz ação pastoral e evangelizadora, também em sua dimensão ad gentes, é a santidade dos evangelizadores (cf. Redemptoris missio, 90).

Agradecendo-vos pelo zelo missionário que sois chamados a manifestar como animadores das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil; gostaria de solicitar-vos a divulgar a supracitada mensagem, convidando as lgrejas locais a meditá-la e promovê-la. Gostaria também de fazer chegar os meus agradecimentos a tantos brasileiros que hoje, sentindo em si o zelo missionário, partem para os territórios de missão, particularmente na África e Ásia, pois que se trata de bons frutos que o vosso amado Pais coloca à disposição das missões.

Que a Virgem Maria de Aparecida, Estrela da Evangelização, vos acompanhe e vos guie na celebração do mês Missionário e vos ensine, também mediante a recitação do Santo Rosário, a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor.
Roma, l de Outubro de 2012
Cardeal Fernando Filoni
Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos

Nenhum comentário:

Postar um comentário