quinta-feira, 7 de março de 2019

50 ANOS: 1° CONGRESSO NO BRASIL DAS CAPELINHAS

Para o bom êxito da missão nos próximos anos, penso que é preciso valorizar e conhecer a caminhada de nossos irmãos de fé no passado, para que possamos planejar o presente com Luz no caminho para o futuro.

Dentro deste contexto estamos publicando a (1° parte) da história do Movimento de Capelinhas, que é parte da grande história de evangelização da Igreja na arquidiocese de Curitiba. 

Hoje através de documentos, que nos foi confiado através de nossos irmãos na Fé, sabemos que o 1° Congresso do Movimento de Capelinhas no Mundo, aconteceu no Brasil, arquidiocese de Curitiba em maio do ano 1969, por urgência com a necessidade Pastoral na evangelização a pedido do arcebispo Dom Manuel da Silveira D´Elboux.
Foto da diretoria atual 50 anos depois


Nos dias atuais até mesmo entre os sacerdotes, bispos, muitos ainda não conhece com profundidade o Movimento de Capelinhas, que iniciou a expansão a partir do ano 1937, na Paróquia Imaculado Coração de Maria no bairro Água Verde - Curitiba.

Dito isso a partir de agora vamos transcrever documentos a partir de 1969, que ajuda você  compreender a urgência e preocupação Pastoral na época do arcebispo da arquidiocese de Curitiba, Dom Manuel no processo de evangelização que foi confiado ao Apostolado das Capelinhas. 

Transcrição na íntegra: Convocação para o 1° Congresso do Apostolado das Capelinhas.

MENSAGEM DO SR. ARCEBISPO

O apostolado da Visita Domiciliar das Capelinhas de Nossa Senhora tomou tal incremento na Arquidiocese que foi possível pensar-se na organização de um verdadeiro Congresso Mariano.

Isto, 9 anos depois do VII° Congresso Eucarístico Nacional.
Como naquela ocasião, também agora virá de Paranaguá a milagrosa imagem de Nossa Senhora do Rocio para presidir aos trabalhos do primeiro Congresso Arquidiocesano das Capelinhas.

A visita da venerada imagem a Curitiba, por ai só, constituirá um esplêndido triunfo. Tudo faz crer, portanto, no Êxito do Congresso e temos certeza de que as famílias irão sentir todo o calor materno desta visita oportuna e providencial.

Mais do que nunca, precisam as Famílias deste carinhoso aconchego da virgem. O impacto com o mundo moderno faz com que os lares corram graves perigos e necessitam de um afervoramento espiritual.

Ninguém melhor do que Maria para recristianizar a sociedade e implantar na terra o reinado de Jesus Cristo. Ad Jesus per Mariam.

Falta, em geral, à Família uma autêntica vivência cristã, e a oração em comum é o grande caminho para a vida da graça. A visita das Capelinhas faz a família rezar; e a família que reza é a célula viva da igreja.

Parabéns, portanto, aos promotores do primeiro Congresso das Capelinhas; e que Nossa Senhora realize na Arquidiocese as maravilhas do seu poder e da sua valiosa intercessão.

                         Arcebispo: Dom Manuel da Silveira D´Elboux.

Programação: 1° Congresso do Apostolado das Capelinhas. 
                          SALVAR A FAMÍLIA 
              * Por Maria, com Maria e em Maria*
                                   
Eis o brado que, nesta hora sombria de apreensões e incerteza, irrompe os corações que amam em verdade a Deus e à Pátria.

Salvar a Família: É ela a Célula Mater da sociedade; a pedra angular do edifício social.  

Salvemos a família. Restauremos o lar cristão. Recristianizemos e santifiquemos o templo sagrado da sociedade doméstica.

Salve a família e tudo estará salvo para Deus e para a Pátria.
O prestigio moral e religioso de um povo estará sempre na razão direta do valor moral e religioso da família.

E como salvar a família?
POR MARIA, COM MARIA E EM MARIA.

Dia 29 maio: Abertura do 1° Congresso do Apostolado das Capelinhas, com a chegada da Imagem de Nossa Senhora do Rocio, na Igreja de Nossa Senhora do Rocio na rua Chile.

2Ohrs: Chegada da imagem de Nossa Senhora do Rocio á Catedral, transportada pelos paroquianos, com a saudação do bispo: dom José Joaquim Gonsalveis.

Dia 30 maio: 1° DIA DO CONGRESSO
Local: Catedral
Conferência: Dom Pedro Fedalto

Dia 31 maio: 2° DIA DO CONGRESSO
Local: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
Conferência : Mons. Ivo Zanlorenzi

1° Junho: ENCERRAMENTO DO CONGRESSO
Local: Catedral, com chegada ás 15hrs da imagem de Nossa Senhora do Rocio, transportada pelos paroquianos até a Igreja Sagrado Coração de Maria e Paróquia Bom Jesus, trazendo em procissão para a Catedral para a Missa de encerramento do Congresso, com o arcebispo Dom Manuel da Silveira D`Elboux.

Obs: as informações que vamos transcrever agora é o que pensava a primeira diretoria do Movimento de Capelinhas da arquidiocese de Curitiba, após o 1° Congresso do Apostolado das Capelinhas que tinha como Presidente Edy Caprilhone(29/02/1968 a 04/04/1973) e precisamos entender que dentro da proposta de trabalho e formação no contexto da época a diretoria e zeladoras era formado por famílias, que tinha como objetivo promover as vocações sacerdotal, religiosa, laicato, e me parece que estavam em um estágio elevado se comparado aos dias atuais, hoje.

Transcrição de parte do texto do livro Ata, para conhecimento histórico do conteúdo de formação das coordenações da diretoria e Zeladoras(Mensageiras:os) das Capelinhas, a 50 anos atrás. 
                       Zeladora 
           (atualizando: Mensageiros)

Os sacerdotes e religiosos no Brasil, constituem apenas 0,06% do número de católicos brasileiros.

De que maneira este número tão reduzido conseguirá realizar o ideal de Cristo? A evangelização e santificação da sociedade sem a colaboração dos Leigos? Estes no Brasil são 99.94% da população.

Todos devem compreender que aos leigos católicos cabe uma grande tarefa evangelizadora e imensa responsabilidade no êxito ou fracasso da evangelização no Brasil e no mundo.

A igreja não é um sinal perfeito de Cristo entre os homens, se ai não existem leigos que trabalhem com a igreja.

Quando fomos batizados, nós nos integramos a Cristo Apóstolo, e devemos continuar a sua obra no mundo, por isso temos uma missão a cumprir na terra: Transmitir Cristo, propagar o evangelho e consagrar o mundo a Deus.

Recebemos esta missão no batismo, confirmamos no Crisma, logo devemos no meio em que vivemos desenvolver nas estruturas sociais com a pessoa a vida e as leis do nosso Mestre e Senhor esta missão que denomina: Apostolado das Capelinhas.

A igreja de hoje não está mais no mundo clericalizado como antigamente, quando tudo desenrolava em torno de um centro com suas leis e estruturas. ( a caligrafia do texto na sequência é difícil a compreensão)

Regulamento do Apostolado das Capelinhas no ano 1969.
    ( Para conhecimento histórico )

1- Procurar fazer amizade com todas as famílias sob sua responsabilidade.

2- Deve agir sempre em sintonia com os sacerdotes da Paróquia.

3- Prepara um esquema ou mapinha da própria quadra, com o nome dos respectivos moradores.

4- Distribui os folhetos e circulares do vigário, e da comissão Arquidiocesana das Capelinhas.

5- Comunica as Famílias das atividades paroquiais: solenidades, novenas, cursos.

6- Ao nascer uma criança, apresenta aos Pais as felicitações, e em nome do vigário e uma carta do mesmo, contendo orientação para o batizado.

7- Em caso de morte apresenta carta de pêsames do vigário, cristianiza o velório, rezando o terço e confortando com palavras cristãs a família enlutada.

8- Procura saber a data de aniversário de casamento, ocasião em que felicitará o casal.

9- Verificar os doentes, e visita-os em nome do vigário; acompanhá-os durante a doença, mesmo quando hospitalizado fora da Paróquia.

10- Se a doença for grave, prepara a visita do sacerdote.

11- A chegada de algum novo morador, dá-lhe as boas vindas em nome da Paróquia. Oferece-se a visita do sacerdote para benzer a casa e combina na hora em que a família toda esteja reunida.

12- Comunica ao novo morador o horário das Missas dominicais e a maneira de assistir a Missa na Paróquia. Perguntar se os novos membros participava em outras Paróquias e procura um jeito que aqui continuem participando.

13- Havendo necessitados em sua quadra, comunica-se com o centro social da Paróquia, caso houver já instalado.

14- Indicar casais de católicos praticantes, que possa auxiliar como responsáveis e fazer parte das equipes de casais do Apostolado de Nossa Senhora.

15- Colabora com os trabalhos de outras associações da Paróquia.


Obs: Verificando o conteúdo de evangelização das novenas de Natal da época, cheguei a conclusão que precisamos voltar aos anos 70.

No dia 06 fevereiro de 1970, faleceu o bom arcebispo: Dom Manuel da Silveira D´Elboux, que promoveu o nascimento da diretoria do Apostolado das capelinhas em 1968 e 1969 o 1° Congresso do Apostolado das Capelinhas, hoje conhecido como Movimento de Capelinhas.


Matéria: Tarcísio Cirino 
31-12-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário