Um paulista F.Soares do Vale, fugitivo de São Paulo por desacatos ao governo, veio caminhando pelos sertões do sul até os campos de Curitiba, e mandou chamar toda a sua família, com a qual vieram outras famílias Seixas, Andrades, e assim se formou a 1° povoação, "comunidade" as margens do rio Atuba.
Imagem do ano 1720 |
A imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, foi mandada de Portugal a Curitiba e posta solenemente no altar em 16 novembro 1720.
No dia 15 do mês de novembro, foi convidado todos os moradores da vila e arredores nos subúrbios para participarem da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Luz e assistir a celebração com a colocação da imagem no altar.
A criação de Paróquia remonta a 1868, sendo porém certo que em 1747 no 1° livro Tombo, do vigário Manoel Domingos Leitão, pode se vê que Curitiba já era Paróquia.
Curitiba foi elevada a cidade a 5 de fevereiro de 1842 e a Capital do estado do Paraná, em 26 Julho 1854.
A antiga igreja Matriz era construída de pedra de barro espaçosa e de forma elegante.
Por ocasião do levantamento das torres, estas de algum modo abatendo, quando já estavam a meia altura produziram algumas fendas no frontispício o que culminou após frustados os esforços empregados no edifício, o início da demolição.
Imagem da nova construção ( Catedral ) |
Concedemos por despacho telegráfico a autorização pedida, e no domingo á tarde 19 dezembro de 1875, vigésimo segundo aniversário da instalação da Província, efetuou-se com toda solenidade o ato da transladação.
Três dias após a transladação, iniciou-se os trabalhos de demolição que terminaram em 1880.
Os altares com as imagens foram colocados na igreja do Rosário, e parte do vigamento foi utilizado na igreja da Ordem.
A Catedral atual, com o lançamento e benção da primeira pedra, teve lugar no dia 13 de fevereiro de 1876 ás 16horas através do Revmo. Vigário Pe. Agostinho Machado de Lima e assistência de todas autoridades e grande parte do povo.
Foram 17 anos o tempo que levou o trabalho da construção da nova Igreja Paróquia de Nossa Senhora da Luz que foi inaugurada no dia 7 Setembro 1893, através do Revmo. Vigário Pe. Alberto José Gonçalves.
Nos dias atuais, no coração da capital paranaense, Brasil, foto a baixo da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, arquidiocese de Curitiba. 350 anos depois da construção da 1° Igreja Matriz.
Matéria: Tarcísio Cirino
12-01-2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário