domingo, 17 de março de 2019

IMAGEM NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS EM 1720

Conta-se em síntese nas rodas de conversas,  que a gênesis do culto religioso, com a cidade de Curitiba,  nasceu assim. 

Um paulista F.Soares do Vale, fugitivo de São Paulo por desacatos ao governo, veio caminhando pelos sertões do sul até os campos de Curitiba, e mandou chamar toda a sua família, com a qual vieram outras famílias Seixas, Andrades, e assim se formou a 1° povoação, "comunidade" as margens do rio Atuba.

Imagem do ano 1720
Tempos depois convidaram o Cacique de uma tribo de índios que morava nos campos de Tindiquera, nas margens do rio Iguaçu para consultarem e designar o local; Este Cacique veio com sua gente, examinando o lugar onde os colonos pretendiam fazer o assento de sua povoação e trazendo na mão uma grande vara a fincou no chão, e virando para os colonos o Cacique Tindiquera disse: "aqui", é nesse lugar que vocês formaram uma capelinha para o culto religioso. Lugar onde mais tarde se construiu a primeira Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz.

A imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, foi mandada de Portugal a Curitiba e posta solenemente no altar em 16 novembro 1720.

No dia 15 do mês de novembro, foi convidado todos os moradores da vila e arredores nos subúrbios para participarem da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Luz e assistir a celebração com a colocação da imagem no altar.

A criação de Paróquia remonta a 1868, sendo porém certo que em 1747 no 1° livro Tombo, do vigário Manoel Domingos Leitão, pode se vê que Curitiba já era Paróquia.

Curitiba foi elevada a cidade a 5 de fevereiro de 1842 e a Capital do estado do Paraná, em 26 Julho 1854.
A antiga igreja Matriz era construída de pedra de barro espaçosa e de forma elegante. 

Por ocasião  do levantamento das torres, estas de algum modo abatendo, quando já estavam a meia altura produziram algumas fendas no frontispício o que culminou após frustados os esforços empregados no edifício, o início da demolição.


Imagem da nova construção ( Catedral ) 
Instado por telegrama do Exmo. Presidente Doutor Adolpho Lamenha Lins, ficou assim registrado por Dom Lino nas folhas 4v do livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Luz, por ocasião de sua visita Pastoral, para autorizar a transferência Paroquiais e a transladação do Santíssimo Sacramento e imagens da Matriz para a Capela do Rosário, em razão do estado crítico do edifício que naquele momento estava com o iminente perigo de desabamento e a necessidade urgente de sua reconstrução. 

Concedemos por despacho telegráfico a autorização pedida, e no domingo á tarde 19 dezembro de 1875, vigésimo segundo aniversário da instalação da Província, efetuou-se com toda solenidade o ato da transladação.

Três dias após a transladação, iniciou-se os trabalhos de demolição que terminaram em 1880.

Os altares com as imagens foram colocados na igreja do Rosário, e parte do vigamento foi utilizado na igreja da Ordem.

A Catedral atual, com o lançamento e benção da primeira pedra, teve lugar no dia 13 de fevereiro de 1876 ás 16horas através do Revmo. Vigário Pe. Agostinho Machado de Lima e assistência de todas autoridades e grande parte do povo.

Foram 17 anos o tempo que levou o trabalho da construção da nova  Igreja Paróquia de Nossa Senhora da Luz que foi inaugurada no dia 7 Setembro 1893, através do Revmo. Vigário Pe. Alberto José Gonçalves.  

Nos dias atuais, no coração da capital paranaense, Brasil, foto a baixo da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, arquidiocese de Curitiba. 350 anos depois da construção da 1° Igreja Matriz.

Matéria: Tarcísio Cirino
12-01-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário