terça-feira, 2 de abril de 2019

LUTAR PELO EVANGELHO DA VIDA OU VIVER EM UMA PARALISIA MOTORA COGNITIVA .

No mundo moderno o meio de conhecer e compreender a vontade de Deus, é através de uma fé esclarecida; e  cabe a mim, você, todos nós refletir.

A décadas o mundo vem passando por uma transformação através da  comunicação e as pessoas vem deixando de ser intelectuais e sendo muito mais emocionais no segmento cristão.

Penso que o evangelho do domingo é como um guarda chuva, que precisa cobrir a nossa vida, sendo Luz em nosso caminho durante toda semana, na casa em comum.

Nos encontros que participo, ou nas reuniões que dirijo durante a semana, tenho como hábito iniciar a interação, diálogo, fazendo a seguinte pergunta.

Qual foi o evangelho do último domingo? 
O que foi que o Padre falou?

O interessante é que as vezes a Missa acabou de terminar, e são poucas as pessoas, ou quase niquem se lembra, qual foi o evangelho proclamado e o que o Padre falou durante a homilia.

As respostas quase sempre é assim: A Missa estava linda, a equipe de cânticos dessa igreja é uma benção.

Mais o que foi que eles cantaram? 
Olha não me lembro, mais a Missa estava linda.

Ai fico pensando naquela canção de quando éramos jovens:"De lá do Interior - Pe.Zezinho, que trazia a seguinte mensagem".

Eu vim de lá do interior, e sei que a religião já não influi mais tanto nas pessoas. Sei que a televisão o rádio e o jornal, convencem mais cabeças do que o Padre lá no altar.

Pois bem, depois de muitos anos, refletindo o assunto, cheguei a conclusão que o problema não está na homilia do Padre ou na equipe de liturgia.

Me parece que através da comunicação, grande parte das pessoas a décadas, foram passando por uma metamorfose e começaram a viver os seus sonhos, em um estágio de paralisia motora cognitiva nas periferias existenciais, que aos poucos foi impossibilitando grande parte das pessoas até os dias atuais, de assimilar o conhecimento da fé, mesmo participando dos diversos encontros de formação no processo da intellectus fidei.

Para encerrar vou lhe fazer uma pergunta, e você responde só para você, em seu coração.

Você se lembra qual foi o tema da Campanha da Fraternidade do ano passado?

Na próxima semana continuamos esta reflexão.

Tarcísio Cirino
04-02-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário