segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A INSTITUIÇÃO OU EMPRESA, ONDE VOCÊ É FUNCIONÁRIO, É DEMOCRÁTICA?

Nossa Senhora da Comunicação 
Em tempos de evangelismo: cheguei a conclusão ao longo do tempo e fui me conscientizando que as certezas no fundo é a preguiça intelectual de não pensar e hoje penso que a dúvida pode ser um sinal que vem de Deus e nos ajuda a pensar a Fé, com maturidade e responsabilidade.

Participando de um encontro a nível nacional em Goiânia, no meio de uma das palestras do evento, o professor Fernando Morgado, trabalhando o tema: Mídias digitais crises e oportunidades, nos chamou atenção com uma pergunta, provocando a seguinte reflexão.

Nos dias atuais, tem-se falado muito sobre a democracia nas redes sociais, e no entanto a Igreja ou as instituições a exemplo das empresas em que você trabalha é internamente democrática?

Muitos pensam que a internet é uma ferramenta nova que chegou agora, mais na verdade não é, e está presente no Brasil a mais de 30 anos.

E de forma pedagógica o professor de mídias digitais, foi nos conduzindo a pensar com a seguinte reflexão.

A empresa Rede Globo, possuía um grande império com muitos imóveis: sendo 6 prédios alto, com muitos andares em uma quadra de uma avenida no Rio de Janeiro, onde trabalhava milhares de profissionais da comunicação na produção de revistas, Jornal, e uma diversidade de produtos da organização.

Com o advento da internet, um setor de pesquisas da Rede Globo, chegou para a diretoria da organização e informou; Olha nossas pesquisas mostra que com a força da internet, nós precisamos abrir mão de nossas revistas impressa e pensar a longo prazo, porque é preciso um novo jeito de fazer e comunicar a informação, do que é notícia no Brasil e no mundo ao nosso público, pois no futuro eles não visualizaram mais as nossas revistas impressas e ficaram conectados pela internet, recebendo as notícias do mundo em tempo real, através das redes sociais, sem nenhum custo, ou sem precisar investir muito, para ter notícias, entretenimento, religiosidade, e outros serviços.

A diretoria da instituição ao visualizar a pesquisa disse: Esta pesquisa é um absurdo, não podemos aceitá-la, abrindo mão de nossas revistas de esportes, novelas, etc, pois são elas o produto que mantém os salários dos milhares de funcionários e profissionais desta empresa, mantendo o nosso império de comunicação, gerando muito lucro só com as vendas de revistas, nas bancas das praças sem contar os patrocínios.

Com o passar dos anos as noticias e informações nas redes sociais foi crescendo e as vendas das revistas foi caindo, a cada novo dia, trazendo sérios prejuízos, na manutenção da organização.

Diante dos prejuízos a Rede Globo, precisou vender os imóveis, demitir os funcionários que trabalhavam nos prédios e construir uma nova estrutura para abrigar os funcionários que sobrou do grande império da emissora.

Por último dizia o professor: se você é empresário ou diretor de uma empresa, instituição, e tem um produto que gera lucro no momento; penso que é preciso ter um olhar administrativo a longo prazo, mesmo que isso traga muitos prejuízos no presente, pois diante da concorrência a sua ação pode salvar vidas, através do emprego, e patrimônio que muitas gerações no passado, levou décadas para construir.
 Matéria - Imagens: Tarcísio Cirino  15-09-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário