quinta-feira, 19 de setembro de 2019

BISPOS E O GOVERNADOR DO PARANÁ SE REUNIRAM PARA DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS.

No último dia 10 setembro 2019, uma comissão de Bispos do Paraná, representada por: Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, Dom Edgar Xavier ErtI, Bispo de Palmas e Francisco Beltrão, Dom Manoel João Francisco, Bispo de Cornélio Procópio, Dom Sergio Arthur Braschi, Bispo de Ponta Grossa e o Pe.Valdecir Badzinski, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, estiveram em reunião com o Governador Carlos Roberto Massa Júnior e seus assessores para tratar das questões sociais de reintegrações de posse no estado do Paraná.

Os Bispos sentiram-se acolhidos e num clima de diálogo atualizaram o Governador a situação das pessoas e comunidades que já foram vitimas de despejos e das que estão sendo ameaçadas, tendo em vista o fato de estarem em situação de vulnerabilidade, vivendo com medo e insegurança em suas propriedades, onde produzem alimentos para si e para a sociedade ao seu redor.

Foi apresentado o pedido de que sejam esgotados todos os recursos possíveis antes de haver uma reintegração de posse. 

Para isso, os Bispos recomendaram o uso de todas as instituições previstas e estabelecidas em leis, em especial a Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários (Decreto estadual 10438/2018) e a Constituição Federal.

Pediram também que sejam cessadas todas as ações de violência no campo, permitindo que os agricultores possam trabalhar para sustentar suas famílias com dignidade e viverem em paz. A presença de sobrevoos com helicópteros e rondas de viaturas policiais é uma forma de ameaça e agressão às pessoas e, em especial, às crianças.

O Governo comprometeu-se em rever as ações na dimensão política, social e humana, por isso está restaurando e fortalecendo a Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários, buscando esgotar todos os recursos para evitar as reintegrações de posse. Porém, manifestou a limitação diante das estâncias jurídicas, pois estas são superiores e extrapolam a liberdade e a força do estado.

Mesmo assim, os Bispos insistiram que uma limínar judicial pode ser revista, por meio do diálogo entre os órgãos institucionais e o juiz responsável, antes de ser executada.

Rogamos a Nossa Senhora do Rocio que continue intercedendo pelo povo paranaense nos caminhos trilhados.

 Imagens do 32° Grito da Romaria da Terra do Paraná.
Matéria:  http://missoespopulares.blogspot.com/2019/09/o-grito-dos-excluidos-na-romaria-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário