domingo, 1 de agosto de 2021

VOCAÇÕES: A SAÍDA É REFUGIAR NO CORAÇÃO DE JESUS.

O romancismo por vezes esconde a conjuntura social de um mundo sombrio onde o povo sai de seu lar de sua terra, sua comunidade e vai pelas tempestades em busca de um refúgio na esperança de encontrar o pão da sobrevivência para seus filhos a sua descendência em meio ao caos. 

Amigos: recebemos em nossa caixa de mensagens, sugestões para as nossas reflexões semanais, para refletir sobre o mês vocacional e outros temas da conjuntura social atual e para sair de uma comunicação muito institucional, fazemos nossas reflexões, através da leitura de nossas próprias experiências vividas.

Meus antepassados por parte de minha mãe saíram da Síria e foram na esperança para a Itália e mais tarde diante das consequências da primeira guerra mundial, vieram para o Brasil.

Como católicos que buscam a boa convivência em comunidade os imigrantes foram inserindo nas realidades e transmitindo a seus filhos ás práticas da cultura religiosa e política do Brasil.

Com o nascimento de uma nova geração os filhos no campo desde o berço foram aprendendo e conhecendo as famílias pioneiras das comunidades paroquiais, pois; vereadores, prefeitos, deputados, governadores, eram todos de famílias abastadas que generosamente contribuíram ou construiram os templos das comunidades de fé.

Em 1955 aconteceu no Rio de Janeiro o primeiro Congresso Eucarístico do Brasil, e um jovem negro do interior do Paraná foi participar do congresso e chegando no Rio de Janeiro foi acolhido pelo jovem Bispo Dom Hélder Câmara.

Dom Hélder Câmara ao acolher em sua casa o jovem negro chamado José, perguntou sobre a sua história, sua família e o que motivou a vim do Paraná participar do Congresso da Eucaristia?

José falou dos sonhos que tinha e preconceitos que sofria diante da conjuntura social e após contar a sua história o bispo comovido tirou de seu dedo um anel e colocou no dedo do jovem José e o abençoou.

Tempos depois José conheceu uma jovem descendente das famílias que vieram da Itália, casou e se tornou meu Pai e ai diante da opressão do campo no contexto do fenômeno em massa no que se refere ao êxodo rural no final da década dos anos 70, viemos para a capital do Paraná só com a roupa do corpo e o refúgio no Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Quando participando e conhecendo as comunidades de fé fomos compreendendo através do testemunho das lideranças das comunidades que também aqui a exemplo das comunidades do interior: Aqui sempre foi assim!

Diante do contexto "Aqui sempre foi assim" é possível compreender um pouco do porque vivemos em um país preconceituoso e polarizado. 

Agosto mês vocacional tempo de reflexão, tempo de rezar por todas vocações: Rezemos..

Nossa Reflexão: Tarcisio Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário