sexta-feira, 28 de junho de 2019

VOCAÇÕES NÃO É STATUS: É UM CHAMADO DE DEUS QUE TRAZ ALEGRIA E SOFRIMENTO.

Certo dia um jovem, ouviu o chamado e deixou sua casa, família, e na humildade, simplicidade, foi para o seminário, obediente a voz de Deus.

Depois de alguns anos, chegaram para o jovem de pele negra, e disseram: olha é melhor você renunciar e voltar para casa, pois se você continuar o caminho, o discipulado, entrefará muitos obstáculos, aqui, e na sociedade.

O jovem José, depois de renunciar, não teve coragem de voltar para casa e contar para a família o acontecido.

Depois de alguns anos, caminhando e trabalhando de uma cidade para outra, foi para o Rio de Janeiro, acompanhado de outros ( 4) jovens,  participar do primeiro: Congresso Eucarístico do Brasil.

Chegando no Rio de Janeiro os jovens foram acolhidos na casa do jovem Bispo: Dom Hélder Câmara, que ao acolher os peregrinos; pediu que eles contassem sua história de vida, seus sonhos, e os motivos que os trazia ao Congresso Eucarístico.

O Sr.Bispo: atentamente ouvindo os jovens em sua casa, por último ouviu o jovem negro José, contar sua história de vida e seus sonhos. 

Depois de ouvir José, o Bispo fez um breve silêncio:  tirou o anel de seu dedo e colocou no dedo de José e disse: Vai evangelizar o mundo!

Voltando para casa após o encerramento do congresso eucarístico, os militares prenderam os jovens e espancaram na central do Brasil, mais um deles conseguiu escapar do martírio e voltar para sua família.

Muitas vezes vi José chorar, por seus amigos.

José é meu Pai e depois de seu falecimento recebi como herança espiritual o seu anel.

Eu sou Tarcísio, e no caminho espiritual, social, por onde tenho trabalhado; algumas boas lideranças tem feito a seguinte pergunta; irmão quantos sacerdotes negros você conhece? 

Como você consegue sobreviver, comunicando com uma linguagem que atinge multidões e provoca atenção de muitos clericalizados em um mundo onde predomina o corporativismo e outras formas de ismo; não seria também você um leigo clericalizado?

Na verdade não! 
Não nasci para isso, e nem tenho está pretensão.

Sou um comunicador, que procura honrar Pai e Mãe; que simpatiza com a causa dos mais fracos, os pobres, desempregados, idosos, marginalizados, excluídos, enfermos, e procuro na casa comum dar voz, para aqueles que precisam ter voz, na esperança que também você, possa ouvir o chamado e solidarizar na missão de evangelizar o mundo e suas periferias existenciais. 

Nossa reflexão: Tarcísio Cirino
10-05-2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário