quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CATEDRAL CATÓLICA É REABERTA COM JESUS NEGRO NO ALTAR DOS PERSEGUIDOS


A catedral católica de St Albans no reino unido a 35 km de Londres, reabriu mostrando no altar dos perseguidos, um quadro da pintura da última ceia, com Jesus sendo um negro.

O quadro com Jesus negro, da artista Lorna May Wadsworth, foi aprovado pelas lideranças da Igreja local na catedral em apoio aos ativistas "Black Live Matters"  ( Vidas  Negras Importam ).

Artista usou de base um modelo jamaicano, para retratar a última ceia da obra artística do século XV de Leonardo da Vinci. 

Os responsáveis pela catedral informaram que a pintura de 2,6 metros de altura no altar dos perseguidos foi para marcar a reabertura da Igreja, convidando as pessoas a olhar com olhos renovados para algo que você pensa que já conhece, e o reverendo  decano da Catedral disse: "a nossa fé ensina que somos todos feitos igualmente à imagem de Deus e que Deus é um Deus de justiça".

Em nota a Catedral de St Albans, informou que apoia o grupo de ativistas Black Live Matters, como aliados em prol da mudança na construção de uma comunidade forte e justa, onde a dignidade de todos os seres humanos é honrada e celebrada, onde as vozes pretas são ouvidas, e onde as vidas negras importam.

Grupos ativistas informaram que a pintura não teve objetivo de mostrar um retrato fiel de Jesus no altar dos perseguidos, e sim de promover um diálogo histórico de um Jesus que é frenquentemente embranquecido.

A líder do grupo Shelley Hayles, afirmou: Grande parte de nossa sociedade não tem problema em aceitar o retrato impreciso de um Jesus branco, mais são rápidos em questionar um Jesus preto, e esse é só mais um exemplo do racismo sistêmico que predomina no reino unido.

O apoio da Catedral católica Sta Albans, provocou um debate critico e acalorado nas paginas do Facebook no reino unido.

Nossa reflexão: amigo(a) quantos sacerdotes negros você conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário