quarta-feira, 16 de março de 2011

BISPO NO JAPÃO DIZ QUE O POVO ESTÁ ATERRORIZADO!

Sendai, 16 Mar  – O bispo de Sendai, uma das regiões afectadas pelo sismo e tsunami de sexta-feira, no Japão, afirmou hoje que a população está “aterrorizada” perante o cenário de destruição, que deixou milhares de mortos e desaparecidos.
“Espero que todos os japoneses sejam capazes de enfrentar esta situação e reerguer-se desta tremenda tragédia”, disse Martin Tetsuo Hiraga, à Rádio Vaticano.
A região de Sendai, a nordeste de Tóquio, foi uma das mais atingidas pelo violento terramoto e pelo tsunami que se lhe seguiu, provocando avultados danos materiais.
O bispo Hiraga afirma que existem “enormes dificuldades” para retomar a vida normal e que nas regiões atingidas pelo tsunami a situação é “verdadeiramente terrível”.
“Ainda não conseguimos chegar à fala com as paróquias da costa, porque não podemos usar os telefones”, refere ainda.
Na sequência do sismo, tiveram lugar vários acidentes na central nuclear Fukushima 1, que têm vindo a levantar preocupação nas autoridades e populações japonesas.
Diversas instituições e congregações religiosas, masculinas e femininas, estão presentes na diocese de Sendai, o epicentro do terramoto de 11 de Março, refere a agência do Vaticano para o mundo missionário, Fides.
Segundo dados hoje divulgados, pelo menos um padre terá morrido como consequência do tsunami: trata-se do canadiano André Lachapelle, da Sociedade das Missões Estrangeiras de Quebeque (MEQ), que trabalhava no Japão desde 1961.
Os bispos católicos do Japão reuniram-se hoje em Sendai, com a presença do presidente da Caritas nipónica, para determinar “como ajudar as vítimas”, adianta também a Fides.
A Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano, enviou um telegrama de condolências e solidariedade à Conferência Episcopal do Japão e ao Núncio Apostólico em Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário