quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

LIVE DE ANIVERSÁRIO - 120 ANOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO.


 Colégio Imaculada Conceição, em Santa Felicidade, completa 120 anos de história 


A Unidade Educacional é a primeira missão educativa das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil. Comemoração será por meio de documentário, live e lançamento de livro. 


O Colégio mais tradicional do bairro de Santa Felicidade completa 120 anos no próximo dia 08 de dezembro. Fundado como Escola Paroquial, o Imaculada Conceição faz parte da história de gerações de famílias da região, prezando por uma educação acadêmica, cristã, que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis. 

Por conta da Pandemia, a data será marcada por uma live com o lançamento do livro “Uma Obra de Amor”, que conta a história das 12 décadas de educação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no tradicional reduto italiano de Curitiba. 

 


HISTÓRIA 

O Colégio surgiu a partir da necessidade de oferecer educação e catequese aos filhos dos imigrantes italianos que colonizaram a região de Santa Felicidade. A partir de um pedido do fundador da Congregação dos Padres Scalabrinianos, que atendem até hoje a Paróquia local, a fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Madre Clélia Merloni, enviou ao Brasil suas 4 irmãs pioneiras: Ir. Josefina D’Ingenhein, Ir. Irene Viganó, Ir. Eufrozina Invernize e Ir. Carolina Squasi. A Escola foi fundada no dia 08 de dezembro de 1900, dia da Imaculada Conceição, marcando o início da ação educativa do Instituto no Brasil. 

 


LIVRO 

Em 120 anos de história, gerações de famílias passaram pelos corredores e salas de aula do Colégio histórico. Escrito em Português e Italiano, o livro “Uma Obra de Amor”, tem como autoras as Irmãs Maria Zorzi e Neli Faccin, e, além da história, traz relatos de ex-alunos. Flora Madalosso, fundadora do maior restaurante de Curitiba, é um exemplo. Aluna de 1949 a 1952, ela conta que levou uma grande herança do Imaculada para a vida. “Os princípios, os valores e a verdadeira educação formam-se no coração das crianças e adolescentes. Uma boa educação faz a diferença, nas relações que se estabelecem com os pais, com os amigos e com a sociedade.” 

 


DOCUMENTÁRIO 

A história da missão educativa das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil também é tema de um documentário inédito, produzido pela TV Evangelizar por conta dos 120 anos da chegada das primeiras Irmãs. O material conta com relatos de religiosas, educadores, famílias e também do Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. 

 

O IMACULADA NOS DIAS DE HOJE 

A tradição de 120 anos de história não impediu o Colégio Imaculada Conceição de estar sempre atualizado com os caminhos da modernidade. Faz parte do SAGRADO – Rede de Educação, que reúne as Unidades Educacionais mantidas pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil. 

 

SERVIÇO 

Documentário - Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: 120 anos de missão educativa no Brasil 

Estreia exclusiva na TV Evangelizar 

Domingo, 06 de dezembro – 21h 


Live de Aniversário do Colégio Imaculada Conceição 

Lançamento do Livro “Uma Obra de Amor” 

Terça-feira, 08 de dezembro – 19h

Transmissão pelo Facebook e pelo YouTube do SAGRADO – Rede de Educação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário