segunda-feira, 3 de junho de 2013

PASTORAL DA SAÚDE TEM NOVA LOGOMARCA.

Terça-Feira, 28/05/2013, Gaudium Press) A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, em sintonia com a Pastoral da Saúde Nacional, adotou uma nova logomarca: a logomarca nacional. O mapa do Brasil simboliza a Pastoral da Saúde em todo o território Nacional, as pessoas ao centro representam a família e a Igreja, o sol simboliza a luz do Espírito Santo, que ilumina, que dá energia e calor, a água significa a fonte da vida e a natureza em volta do mapa é para o bem estar de todo o ser humano.
pastoral_da_saude.jpg
Segundo a coordenação nacional da Pastoral da Saúde, é seguindo os passos de Jesus Cristo que a pastoral descobre o seu lugar e importância na sociedade. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano, portanto proteger a vida é uma missão sagrada de todos. A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.
A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe "para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (cf. Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovador ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. As dimensões são: solidária, que visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual; comunitária, que procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde; e político-institucional, que atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde.
Agentes da Pastoral da Saúde
Qualquer pessoa da comunidade, que se coloca à disposição de seus semelhantes, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde, pode participar na Pastoral da Saúde. Quem se propõe a trabalhar nesta pastoral deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, preocupar-se com a inculturação, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
Parcerias
A Pastoral da Saúde também demonstra o seu papel de responsabilidade na transformação social quando trabalha como parceira do Ministério da Saúde, em vários programas, como: Vacinação no Idoso; Prevenção de Câncer; Saúde da Mulher; Vacinação Infantil; Mobilização Nacional contra a Dengue, entre tantos outros.
Projetos
Existem ainda vários projetos que estão sendo desenvolvidos, exclusivamente, pelo esforço e trabalho dos agentes da Pastoral da Saúde, tais como: Cursos de Capacitação; Apoio a Centros de Convivência para Idosos; Reciclagem de Lixo; Farmácias Verdes (fitoterápicos) e Farmácias Comunitárias (alopáticos); Saúde no Lar; Escola da Saúde; Pense Bem; Projeto de parceria com a ABRAz, entre tantos outros.
Mais informações sobre a organização da Pastora da Saúde na arquidiocese de Curitiba com a coordenação, Ireonilda Machado de Conto pelo e-mail ireonildapastoralsaude@gmail.com, ou ainda com a Dimensão Social da arquidiocese pelo telefone (41) 2105-6326

Nenhum comentário:

Postar um comentário